Receita Estadual tira dúvidas, por telefone, de quase 10 mil contribuintes este ano

Desde a sua implantação em 2019, o novo sistema de atendimento telefônico (call center) via Receita Estadual da Secretaria da Economia de Goiás, instituído para sanar dúvidas do contribuinte já contabilizou, por meio do número (62) 3309-6950, mais de 223 mil atendimentos entre pessoas físicas e jurídicas de Goiás e de outras localidades do país.  Desde o começo deste ano já foram registradas mais de 9 mil ligações, o que dá uma média de 270 chamadas recebidas por dia pelos 21 atendentes do setor. O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

As dúvidas mais freqüentes se referem à legislação tributária, em especial àquelas relacionadas ao ICMS, IPVA, ProGoiás e, mais recentemente as do Fundo Estadual de Infraestrutura –  Fundeinfra -, em vigor desde o começo do ano. Entretanto, a emissão de notas fiscais eletrônicas como, NF-e, CT-e, MDF-e, NF-a, BP-e, CIAF, DT-e também chama atenção da equipe de suporte da central de “Atendimento ao Contribuinte” pela grande quantidade de questionamentos provenientes de contribuintes dos mais variados setores da economia local e do restante do país.

Dúvidas
Como aplicar corretamente regras do Código Tributário Estadual (CTE/GO) e suas normatizações a exemplo do cumprimento de obrigações principal e acessória; procedimentos para obtenção dos serviços disponibilizados pela Receita Estadual, como obtenção ou regularização do Cadastro de Contribuintes do Estado (CNPJ) junto à Receita Estadual; Escrituração Fiscal Digital (EFD); Documento de Arrecadação Estadual (Dare/GNRE); Nota Fiscal Goiana (NFG); Pauta de Valores, dentre outros. Até dúvidas de como navegar no site da Secretaria são respondidas, aos usuários, pelo serviço call center da Pasta.

Levantamento da Coordenação de Cadastro da Superintendência de Informações Fiscais (SIF) aponta que Goiás conta atualmente com 726.843 mil contribuintes, entre pessoa física e jurídica, inscritos na Secretaria da Economia, quantitativo que demonstra a elevada procura pelo sistema de “Atendimento ao Contribuinte” da Receita Estadual. Cada atendimento dura em média seis minutos, sendo que 81% das solicitações são respondidas de imediato. Os outros 19% restantes do tempo são utilizados nas situações que requerem análises detalhadas da legislação e pareceres diversos. Para isto, o setor conta com supervisão de três auditores fiscais que respondem ainda pela coordenação do serviço de teleatendimento aos usuários dos serviços da Receita Estadual.

Integração
O atendimento telefônico integra a Gerência de Informações Fiscais Econômico-Fiscais, da Superintendência de Informações Fiscais (SIF), da Secretaria da Economia. “É uma ajuda importante que disponibilizamos ao contribuinte e que acaba se transformando em oportunidade para o Estado. O contato com o contribuinte resulta em melhoria no fornecimento de informações, bem como na facilitação para o pagamento do imposto devido”, pontua o gerente, auditor fiscal Luciano Pessoa.

A atuação dos atendentes do call center da Pasta conta com apoio de auditores fiscais para esclarecimentos das questões tributárias mais complexas apresentadas por contribuintes de todas as partes do Brasil. Antes de assumirem a atividade no call center, todos os operadores do setor passam por um período de treinamento específico visando conhecer a sistemática da legislação tributária de Goiás, ferramenta indispensável para prestação de um bom atendimento àqueles usuários que nos procuram para sanar suas dúvidas fiscais”, destaca a auditora fiscal e coordenadora do Atendimento ao Contribuinte, Celma Maria Nascimento.

Saiba mais – Levantamento feito pelo setor de “Atendimento ao Contribuinte” da Receita Estadual apurou que em 2022 foram atendidas 55 mil ligações, sendo 32 mil de usuários em busca de orientação de como aplicar determinadas regras tributárias, principalmente o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Comunicação). “O imposto é o líder em termos de dúvidas quando a questão diz respeito à aplicação correta da norma tributária. Isto leva os contribuintes a sanarem suas dúvidas diretamente com o serviço do call center da Economia” ressalta a auditora fiscal Celma Maria Nascimento, coordenadora do Atendimento ao Contribuinte da Receita Estadual.

Comunicação Setorial – Economia

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