Planejamento Estratégico

O novo Plano Estratégico da Economia

A partir de março de 2023, partindo das bases lançadas pela programação estratégica do governo estadual, pelo estabelecimento de Metas 2023 da Secretaria da Economia, pela elaboração do novo PPA, por diretrizes da Secretária Selene Peres e, também, por planos estratégicos anteriores da Secretaria, a equipe da Gerência de Planejamento Institucional em conjunto com praticamente toda a Pasta, deu início à construção do novo Plano Estratégico da Economia.

A fase de diagnósticos foi estruturada por ciclos setoriais de análise, do qual participaram 14 unidades básicas da Economia. Cada ciclo contou com entrevistas aos dirigentes, aplicação de questionários aos gerentes e a alguns coordenadores e a estruturação de Matrizes SWOT, através de oficinas presenciais com as equipes subordinadas às unidades básicas.

Partindo das análises setoriais e tendo como fundamento as bases enumeradas anteriormente, consolidou-se a atualização da Identidade Institucional da Economia e dos novos Mapas Estratégicos setoriais, posteriormente integrados ao Mapa Estratégico Geral da Secretaria, também reformulado.

Cada Mapa expressa por meio de objetivos encadeados a direção estratégica a ser seguida pela Secretaria até o ano de 2025. Cada objetivo tem um ou mais indicadores, com metas estabelecidas e pactuadas.

O portfólio de projetos da Pasta, com efeito, segue orientado pelos novos objetivos estratégicos. Importante registrar e reforçar que o sucesso no alcance de resultados está diretamente ligado ao empenho de cada unidade e ao interesse da Pasta em promover governança e monitoramento periódicos do Plano.

Reitera-se que o Plano Estratégico se encontra alinhado ao Plano Plurianual (PPA) e às diretrizes governamentais definidas no Plano de Governo eleito em 2022.

Propósito

As declarações de missão, visão e valores traduzem o propósito da organização, aonde ela almeja estar dentro de um determinado horizonte e quais as condições necessárias a serem respeitadas na condução de suas atividades para atingir esse fim. Os objetivos estratégicos a serem alcançados apresentam as mudanças propostas em várias dimensões da organização, para que esta corrija os rumos e aumente sua geração de valor, de forma a cumprir sua missão e atingir sua visão, dentro dos valores previamente estabelecidos.

Missão

Promover o planejamento estadual e sua gestão tributáriaorçamentária e financeira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com equilíbrio fiscal.

Visão

Consolidar o equilíbrio fiscal e possibilitar ao Governo do Estado realizar investimentos que promovam o bem-estar dos cidadãos goianos.

Valores

Valores da Economia

Objetivos Estratégicos da Secretaria da Economia:

Perspectiva Governo do Estado e Sociedade:

  • Garantir a prestação de serviços públicos com alto nível de excelência, preferencialmente por meio de modernas plataformas digitais, e alcançar a sustentabilidade financeira e a solvência fiscal, capaz de gerar liquidez e potencializar o financiamento de investimentos no estado de Goiás

  Perspectiva Processos Finalísticos:

  • Aumentar a arrecadação e melhorar os processos tributários
  • Melhorar os serviços prestados aos contribuintes
  • Promover a eficiência e a qualidade das finanças, da gestão e do gasto públicos
  • Aprimorar os processos de elaboração, acompanhamento e execução de Planejamento e Orçamento

Perspectiva  Apoio e Gestão:

  • Institucionalizar e desburocratizar processos e procedimentos
  • Aperfeiçoar o modelo de gestão de pessoas e melhorar a satisfação do servidor
  • Modernizar a infraestrutura e sistemas de TIC com foco na transformação digital
  • Reestruturar e melhorar espaços físicos e de convivência

“Preparar o futuro significa fundamentar o presente”
Antoine de Saint-Exupéry

Veja o Processo de Planejamento Estratégico.

Veja a Nova versão do Plano Estratégico da Economia 2023-2025.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo