Artigo reforça parceria, desburocratização e excelência na prestação de serviços

A gestão da economista Cristiane Schmidt à frente da Secretaria de Estado da Economia durante todos os anos da atual gestão foi pautada, sempre, pela parceria na busca da excelência na prestação de serviços ao contribuinte, tendo como base a desburocratização e institucionalização de processos.

A parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), desde 2019, é um exemplo bem-sucedido dessa dinâmica de trabalho na qual quem colhe os frutos é a sociedade. Confira no artigo do jornal O Popular – “Parceria profissional e respeitosa”:

Parceria profissional e respeitosa

Por Cristiane A. J. Schmidt e Sucena Hummel

Três dos cinco valores da Secretaria da Economia são a desburocratização, a institucionalização e a prestação de um serviço de excelência. O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), por sua vez, dentre suas inúmeras funções, tem também como tarefa trazer ao governo demandas dos contribuintes e tentar resolvê-las. A parceria profissional, responsável e respeitosa entre estes dois entes desde janeiro/2019 tem trazido muitos frutos para a sociedade.

Para além de diversas ações – como a mudança de calendário de pagamento do ICMS ao Fisco-GO do dia 05 para o dia 10, o envio à Alego da nova Lei do ITCD e a junção da emissão da GTA com a NF-e, em março/23 houve a automatização da capturado XML no âmbito da pessoa física (produtor rural), que proporcionará significativa celeridade na relação "produtor rural-contador-fisco" em Goiás, quando do pagamento de impostos; além de ser uma medida que persegue a legalidade e eficiência tributária.

A sigla XML significa "eXtensible Markup Language" em inglês. Tecnicamente, é uma linguagem computacional utilizada na codificação de documentos, garantindo que o arquivo final seja legível tanto para as máquinas quanto pelos usuários e sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital. Dita automação permite que as empresas, que fazem a captura e guardam o arquivo XML, conseguirão buscar instantaneamente os arquivos nas operações de saída, assim como já fazem nas de entradas, correspondentes a despesas de custeios e investimentos.

O CRC-GO e o Fisco-GO se comprometeram com o setor do agronegócio em dez/22 com dita implementação e o processo foi implementado antes mesmo de findar o primeiro trimestre de 2023, mostrando todo o compromisso do CRC e do Fisco com a melhoria dos serviços junto a um setor com tanta relevância para Goiás, que é o do agro, lembrando que houve apoio incondicional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Que esta parceria entre o CRC-GO e o Fisco- GO, portanto, seja perene em Goiás, sempre em prol dos contribuintes goianos, focando na desburocratização e na melhoria do ambiente de negócios, pois investimento traz crescimento e desenvolvimento.

*Cristiane Schmidt – Secretária de Economia de Goiás, tem mestrado e doutorado em Economia pela EPGE/FGV e foi Visiting Scholar em Columbia

* Sucena Hummel – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), é contadora

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo