Operação Safra – DRF de Jataí inicia operação de combate à sonegação na safra de soja


A colheita da soja na safra 2023/2024 já teve início em Goiás. A partir de agora até o término da safra, a Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Jataí realiza um intenso trabalho de fiscalização do transporte de grãos em todos os municípios da regional. 

 “Apesar de contarmos com o uso da tecnologia, por meio da utilização do aplicativo de Fiscalização Inteligente Seletiva (FIS), nos deparamos com algumas situações nas quais não é possível utilizar a ferramenta, seja por não haver sinal de internet na área, seja pela necessidade de percorrer estradas vicinais para abordar os caminhões que fazem rotas alternativas. Além disso, o comando volante da delegacia precisa fazer a verificação dentro das fazendas para fiscalizar a regularidade tanto do estoque quanto do escoamento da safra”, destaca o delegado regional de Fiscalização, André Pavan.

O delegado André Pavan complementa que durante a operação são feitas visitas técnicas às propriedades rurais produtoras de soja nos municípios da regional de Jataí e realizadas blitze nas rodovias que cortam a região com o intuito de coibir a sonegação de ICMS nesse segmento da economia.

Durante as visitas são verificados ainda os documentos relativos à aquisição de insumos, bem como a checagem de áreas plantadas para posterior confirmação da documentação fiscal relativa à produção obtida.
 
Nessa primeira etapa da operação, foi feita a autuação de 4 carretas com 130 toneladas de soja, sendo que três delas sairiam do estado e outra era destinada a Armazém Geral localizado em Goiás. A cargas foram avaliadas em cerca de R$260.000,00. Foram lavrados autos de infração que somaram aproximadamente R$86.000,00 entre ICMS e multa.

Operação Safra
A Operação Safra é um conjunto de medidas organizada pela Coordenação do Agronegócio e executadas pelas 12 Delegacias Regionais de Fiscalização da Secretaria da Economia do Estado de Goiás com o objetivo de supervisionar e controlar as atividades ligadas à colheita agrícola no estado ao longo do ano de 2024. A ação inclui a verificação da conformidade fiscal dos agricultores, além do monitoramento do transporte de grãos e da arrecadação dos impostos relacionados  à produção agrícola.

Comunicação Setorial – Economia
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo