Gerência do ITCD promove capacitação de servidores da capital e interior

A Secretaria da Economia, por meio da Gerência de ITDC (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos), vem investindo na modernização e melhoria do atendimento ao contribuinte do tributo conhecido como Imposto sobre Herança e Doação. Nesta quarta-feira (27/4) foi realizado curso de capacitação com os pré-analistas, na Sala de Reuniões do Bloco A do Complexo Fazendário. Participaram servidores da capital e do interior, de municípios distantes, como Porangatu e Minaçu.

O pré-analista é o primeiro servidor a ter contato com a declaração do contribuinte, via sistema web, visto que o serviço não é mais prestado presencialmente. Ele recebe a documentação e verifica se está de acordo com a legislação e com as normas. “Ele evita o retrabalho lá na frente. É como se você chegasse numa repartição pública e entregasse os documentos do processo. A diferença é que ele faz isso, hoje, atrás do computador, com muito mais tranquilidade para executar o serviço. Se tiver alguma pendência ou erro de preenchimento ele devolve o processo para o contribuinte corrigir”, explica a gerente do ITCD, auditora fiscal Gabriela Vitorino de Sousa.

Gabriela Vitorino reforçou que o comprometimento de toda a estrutura da Secretaria da Economia foi decisivo para que o curso fosse realizado. “É um pensamento estratégico para otimizar nossa força de trabalho. Como a demanda aumentou consideravelmente e mantivemos a mesma força de trabalho, estamos utilizando a capacitação e estratégias para melhorarmos os resultados. O trabalho do pré-analista é tão importante que interfere em todas as etapas do trabalho”, pontua.

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo