Gefin debate eficiência na avaliação de Contas


14 de setembro de 2017

A programação da tarde da 53ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), que ocorre hoje (14) e amanhã (15/9) em Goiânia, contou com debates acerca de questões ligadas à contabilidade do Estados e outras sobre Gestão da dívida pública.Logo no começo da tarde, um dos destaques foi a apresentação do Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – SIC que visa aperfeiçoar a gestão de contas públicas, feita pelos representantes da Secretaria do Tesouro Nacional, auditores federais Erick Gonçalves e Giuliano Passos Cardoso.

A ferramenta consiste em um banco de dados de informações de custeio – despesa de pessoal, transferências não obrigatórias, água, luz, telefone, entre outros – extraídas de sistemas estruturantes já utilizados na administração pública federal. “É uma grande novidade esse recurso porque estamos fazendo uso de ferramentas próprias para isso, dando uma informação de forma interativa, com intuito de melhorar a qualidade do gasto”, afirmou Giuliano.

Na sequência, o coordenador de Contas Públicas do Distrito Federal, Luiz Barreto, tratou de temas relativos à contabilidade dos Estados. Logo depois, Luís Medina, do Rio Grande do Sul, fez um balanço do X Fórum de Regularidade Fiscal, trazendo novidades sobre práticas de gestão. Outro assunto que chamou atenção foi ministrado por Giovana Itaborai, da Sefaz do Rio de Janeiro, ela apresentou estruturação da operação que antecipou a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro.

No final do dia estiveram no foco das discussões as pautas do GT de dívidas dos Estados, o tema foi apresentado pelo superintendente Executivo da Dívida Pública de Goiás, Silvio Vieira da Luz, e geraram vários debates acerca de mudanças na metodologia do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), entre outras questões latentes. As reivindicações do grupo comporão um documento a ser enviado à Secretaria do Tesouro Nacional.

O evento continua nesta sexta-feira, quando haverá apresentação do Tesouro Verde, projeto pioneiro do Governo de Goiás, e as deliberações de pautas a serem levadas ao Confaz, marcado para ocorrer em Brasília nos dias 28 e 29 de setembro.

Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo