Fórum de Governadores do Centro-Oeste defende unificação de alíquotas


04 de agosto de 2017

No encerramento da 4ª edição do Fórum de Governadores do Brasil Central, que reuniu governadores dos Estados da região nos dias 3 e 4 em Campo Grande (MS), o governador de Goiás e presidente do Consórcio Brasil Central, Marconi Perillo, defendeu a criação de Fundo de investimento para obras de infraestrutura aos Estados da região e simplificação tributária. Nesse sentido, foi aprovado pelos governadores a criação de um grupo técnico para validar estudo preliminar de harmonização de alíquotas de ICMS entre os Estados membros da região. A apresentação do projeto foi feita pelo Secretário da Fazenda de Goiás, João Furtado Neto e o superintendente Executivo da Receita, Adonidio Neto Vieira Júnior.

O encaminhamento da proposta foi aprovado pelos demais governadores como uma das alternativas para driblar a guerra fiscal. As variações acentuadas de alíquotas, de acordo com o superintendente Executivo da Receita, criam dificuldades para os contribuintes que têm estabelecimentos em mais de um Estado e também para aqueles que fazem transações comerciais para não-contribuinte. “O país é um dos que mais gasta tempo para cumprir as obrigações acessórias” explicou.

Participaram do Fórum os governadores dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins. Além de outras autoridades, estiveram presentes o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro e o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, ressaltou que a proposta vai ao encontro dos objetivos da União, e que o bloco “larga na frente nesse projeto de simplificação, inclusive dando alternativa para uma reforma tributária”. A partir da pesquisa preliminar, liderada pela Secretaria da Fazenda de Goiás, os governadores decidiram pela criação de um grupo técnico com a missão de validar em 30 dias a proposta. “Até o dia 30 de setembro será formatado o projeto final da proposta para que os estados possam encaminhá-lo às assembleias legislativas. Na ocasião, serão definidos os prazos que os estados terão para unificar as alíquotas de produtos, bens e serviços”, destacou o governador Marconi Perillo.

Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo