Educação Fiscal apresenta jogo RPG a órgãos parceiros
Objetivo do jogo é promover mudanças comportamentais por meio de interação lúdica e está à disposição de órgãos parceiros para disseminação de conteúdos de cidadania fiscal
Em reunião realizada nesta quarta-feira (17/10) o jogo desenvolvido pela Economia, que ensina de maneira lúdica e interativa, conceitos importantes sobre cidadania, responsabilidade fiscal e participação social foi apresentado a representantes de órgãos parceiros. Intitulado “Cidadando na Mesmolândia”, o game foi criado pelo servidor Gyowany Dias da Coordenação de Educação Fiscal da Secretaria.
Na ocasião, os participantes tiveram oportunidade de praticar o jogo em formato de interpretação de papéis – Role-playing-game (RPG). As interações são divididas em três missões, cujos desafios instigam conscientização sobre temas de Educação Fiscal.
Durante a reunião, houve dinâmica em que participantes refletiram sobre metáforas relacionadas aos conceitos de Estado, Governo e Tributos. Nesse tipo de jogo, os participantes assumem papéis de personagens e desenvolvem narrativas baseadas em um enredo, o que torna a experiência mais dinâmica e envolvente.
Participaram da reunião a promotora de Justiça Vanessa Goulart Barbosa, do Ministério Público do Estado de Goiás, e seu assessor Guilherme Ferreira Oliveira; Marco Antônio Fernandes Filho, superintendente de Gestão Integrada da secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação; Carolina Drummond Braga, procuradora-gerente de Execução Fiscal da Procuradoria-Geral do Estado; Lívia Cristina de Castro Cavalcante, gerente de Informações Econômico-Fiscais da Economia; Iaci Mattos, auditora da Controladoria-Geral da União; e Kellen Ribeiro, representante do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás.
José Humberto Corrêa de Miranda, coordenador de Educação Fiscal da Secretaria da Economia, explica que a atuação conjunta de órgãos parceiros, prevista em decreto, tem o objetivo de planejar, executar, acompanhar e avaliar, de forma conjunta e integrada, ações vinculadas ao Programa Nacional de Educação Fiscal, no âmbito do Estado de Goiás.
Para o coordenador, o jogo “Cidadando na Mesmolândia” é uma ferramenta inovadora para os trabalhos do Grupo de Educação Fiscal de Goiás (Gefe-Go) de disseminação de temas como função social dos tributos, controle social da administração pública e promoção da harmonia entre Estado e sociedade.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás