Economia realiza reunião sobre os Procedimentos de Encerramento do Exercício de 2023
A Secretaria da Economia, por meio da Superintendência Central de Contabilidade, realizou nesta quarta-feira (20/9), de forma virtual, reunião técnica sobre os Procedimentos de Encerramento do Exercício de 2023, Prestação de Contas Anual do Governador e dos Gestores e Abertura do Exercício de 2024. As informações apresentadas foram destinadas aos contadores e responsáveis pelo planejamento, orçamento, finanças, patrimônio e contabilidade dos Órgãos, Entidades, Empresas Públicas, Poderes e Órgãos Autônomos da Administração Pública Estadual. O encontro virtual reuniu um total de 370 participantes.
A secretária Selene Peres Peres Nunes abriu a reunião destacando o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) de 2023. “ Goiás será agraciado com a primeira colocação nos indicadores contábeis e fiscais pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Isso indica nosso destaque nacional na questão da transparência das contas públicas. Este resultado é o reflexo do trabalho de todos vocês, dessa interação positiva entre todos os Poderes”, disse.
Na sequência, o superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, lembrou que a reunião faz parte da rotina de trabalho do Estado com o objetivo de trazer, antecipadamente, os procedimentos contábeis de encerramento do exercício financeiro para que todos os órgãos possam se preparar.
“ Quero ressaltar ainda que o Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é mérito de todos e só foi possível graças ao trabalho integrado de todos os Poderes e órgãos autônomos. É resultado de nossa preocupação em ter registros fidedignos de todas as transações”, afirmou Ricardo Rezende.
O subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier de Oliveira, enfatizou a importância do trabalho de todos na consolidação das contas e na produção de informações de qualidade, bem como a melhoria na avaliação das contas do governo a partir de 2019. Também comentou as dificuldades enfrentadas em 2023, especialmente em relação às perdas permanentes de receita ocorridas a partir do ano passado, em decorrência da edição da LC nº 194/2022.
“Além de impactar negativamente o fluxo de caixa, a perda de receita também dificulta o cumprimento dos tetos de gastos, em razão de sua metodologia de cálculo. Nesse contexto, é necessário o comprometimento de todos os Poderes, órgãos e entidades do Estado”, concluiu Wederson.
Entre os temas abordados durante a reunião estão:
- Importância da Prestação de Contas Anuais do Governador e dos Gestores
- Manutenção (Nota A) e contínuo aprimoramento do padrão de qualidade das informações contábeis do Estado
- Cumprimento das Normas editadas pela STN
- Procedimentos Orçamentários e Financeiros
- Procedimentos de Monitoramento do PPA 2020-2023
Participaram da reunião, a Subsecretária Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Elise Sueli Pereira Gonçalves, tratando dos procedimentos de monitoramento do PPA 2020-2023; o Superintendente de Monitoramento da Execução Orçamentária, Juarez Reis Rosa de Souza, que tratou sobre os procedimentos orçamentários; o Superintendente Financeiro, Marco Antônio Fernandes Filho, que tratou dos procedimentos financeiros, e por fim, o Subsecretário de Logística e Patrimônio da SEAD, Rogério Carneiro, que apresentou os procedimentos do inventário mobiliário e imobiliário para o exercício de 2023.
No final da reunião, Ricardo Rezende, parabenizou os contadores pelo Dia do Contador, a comemorar no dia 22 de setembro e compartilhou mensagem da Presidente do CRCGO, Sucena Hummel, que cumprimentou todos os contadores pelo Dia do Contador e pelo 1º lugar no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da STN.
Comunicação Setorial – Economia