Economia promove a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Setorial 2023


A 2ª Reunião Ordinária do Comitê Setorial 2023 da Secretaria da Economia, órgão colegiado de caráter deliberativo e permanente para questões relativas ao Programa de Compliance Público (PCP), foi realizada nesta segunda-feira (26/6). A pauta incluiu a entrega dos Certificados em Compliance Público a servidores da Pasta pela secretária Selene Peres Peres Nunes, a apresentação do Monitoramento do 1º Quadrimestre de 2023, das unidades que solicitaram a Gestão de Riscos e da Portaria do Ranking PCP 2023.

Certificação em Compliance


A reunião foi iniciada  com a entrega dos certificados em Compliande Público às servidoras Adriana São José de Moraes e Polyane Marques Milhomem, lotadas na Gerência de Compras Governamentais, da Superintendência de Gestão Integrada (SGI), pela secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes.

A Certificação em Compliance Público, regulamentada pelo Governo de Goiás, por meio da Escola de Governo da Secretaria de Administração, é uma trilha de capacitação nos quatro eixos do programa: ética, gestão de riscos, responsabilização e transparência, que são divididos em cursos obrigatórios e os cursos complementares. No total, são 180 horas de cursos.

Monitoramento 
A assessora técnica da SGI e supervisora do Compliance e da Gestão de Contratos, Simone Jorge, fez a apresentação dos avanços obtidos pelo Compliance Público na Secretaria da Economia no 1º quadrimestre de 2023 em relação ao último quadrimestre de 2022. Atualmente existem 78 riscos aprovados, 334 ações de controles aprovadas e um avanço na média da avaliação da efetividade dos controles atuais, que atinge 60%.

“ Entendo que a identificação, avaliação, controle e tratamento dos riscos, no âmbito de cada gerência, possuem uma ação local de mitigação desses possíveis danos. Portanto, podem surgir ocasiões que necessitem de uma avaliação e atuação da alta administração. Por isso, é importante que sejamos informados para que possamos dar o apoio necessário”, disse Selene Nunes.

O Superintendente de Gestão Integrada, Thalles Paulino de Ávila, destacou o trabalho de identificação e Gestão de Riscos, assim como as medidas adotadas para enfrentar as diversas situações. “ Desde 2019, a SGI foi a que mais economizou dentro da estrutura do Estado. Realizamos auditoria interna por orientação da Controladoria Geral do Estado, como forma de analisar nosso grau de efetividade, tratando os riscos de forma preventiva”, afirmou .
Gestão de Riscos

As Gerências de Engenharia e Arquitetura – GENARQ (SGI) e de Apoio Administrativo e Logístico – GEALS (SGI) fizeram a apresentação dos resultados positivos com a implantação da Gestão de Riscos.

A gerente de Engenharia e Arquitetura, Maria Cristina, afirmou que “ com a identificação dos pontos fracos, promoveu a criação de um novo modelo de atendimento de manutenção predial, auxiliando nas decisões e no desenvolvimento de nosso trabalho”.

“ Com a Gestão de Riscos em nossa gerência, criamos um manual de procedimentos, indicamos e capacitamos fiscais para uma gestão eficiente e eficaz de todos os contratos da Supervisão de Transportes e promovemos um curso de direção defensiva para todos nossos motoristas”, enfatizou o gerente de Apoio Administrativo e Logístico, Rodrigo Rezende.

Ranking PCP 2023

A coordenadora do Escritório da Compliance da Economia, Jacqueline Pereira Bueno, fez ainda a apresentação da Portaria do Ranking PCP 2023 . A normativa estabelece as regras para o Ranking do Programa de Compliance Público e possui quesitos que precisam ser cumpridos pela Secretaria da Economia para classificação da Pasta.

Participaram da reunião, além da secretária Selene Peres Peres Nunes, a subsecretária da Receita, auditora fiscal Lilian da Silva Fagundes, o subsecretário Central de Orçamento, Gilberto Pompilio de Melo Filho, subsecretária Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Elise Gonçalves, o superintendente de Monitoramento de Execução Orçamentária, Juarez Reis Rosa de Souza. o superintendente de Gestão Integrada, Thalles Ávila, a assessora técnica da SGI e supervisora do Compliance e da Gestão de Contratos, Simone Jorge, a coordenadora do Escritório da Compliance da Economia, Jacqueline Pereira Bueno, a gerente de Engenharia e Arquitetura, Maria Cristina, gerente de Apoio Administrativo e Logístico, Rodrigo Rezende e as integrantes Escritório da Compliance da Economia, Anna Carolina Silva Souza e Sara Gabriela Vieira.

Comunicação Setorial – Economia
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo