Economia promove 1º Encontro da Rede de Finanças
A Secretaria da Economia, por meio da Subsecretaria do Tesouro Estadual, promove nesta terça-feira (19/11) o 1º Encontro da Rede de Finanças que prevê reunir cerca de 200 servidores de todos os órgãos do Executivo. O encontro será das 8h30 às 17h30, no Auditório Conselheiro José Sebba do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE). As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (13/11), pelo link.
Coordenado pela Superintendência Financeira, o objetivo do encontro é promover a integração e a capacitação dos participantes da Rede de Finanças. Será também um espaço para discussão de práticas, desafios e oportunidades de sustentabilidade fiscal dos Estados.
O secretário da Economia Sérvulo Nogueira vai mediar o Painel Sustentabilidade Fiscal: Desafios e Oportunidades para entes subnacionais” que terá a participação do secretário-adjunto da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Itanielson Dantas Silveira e do coordenador de Relações Financeiras Governamentais da Secretaria do Tesouro Nacional, Felipe Ludovice.
Também estão na programação palestras que “visam fortalecer o conhecimento técnico e a troca de experiências sobre gestão fiscal sustentável. Esse debate contribui para o desenvolvimento de estratégias que suportem a estabilidade financeira e o cumprimento das responsabilidades fiscais”, ressalta a superintendente Financeira, Juliana Manzi.
Rede
A Rede de Finanças é composta por servidores da Subsecretaria do Tesouro Estadual e unidades setoriais de finanças dos demais órgãos da administração pública direta e indireta. A rede integra o Sistema Estruturador Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças Estadual (SIPOFE), instituído por decreto e julho de 2023.
Programação:
08h30 às 9h15 – Credenciamento
9h15 – Abertura com o Secretário da Economia, Sérvulo Nogueira.
09h30 às 10h30 – Palestra “Gestão de Mudança e Mentalidade Ágil” com Alê Prates
10h45 às 12h – Painel: “Sustentabilidade Fiscal: Desafios e Oportunidades para entes subnacionais”, com as presenças de: Itanielson Dantas Silveira Cruz, Secretário Adjunto da SEFAZ do Estado do Rio Grande do Sul; Felipe Soares Luduvice, da Coordenação de Relações Financeiras Governamentais da Secretaria do Tesouro Nacional; e mediaçãode Francisco Sérvulo Nogueira, Secretário de Estado da Economia.
12h – 14h: Almoço
14h – 14h30 – APRESENTAÇÃO: Alinhamento da Rede de Finanças, com Juliana Camilo Manzi Porto, Superintendente Financeira.
14h30 – 15h10 – PALESTRA “Retenção ampla do Imposto de Renda retido na fonte sobre Bens e Serviços”, com Ricardo Borges de Rezende, Superintendente Central de Contabilidade.
15h10 – 15h 30 – Intervalo
15h30 – 16h10 – PALESTRA: “Evidências de melhora fiscal em Goiás e da necessidade de Regras Fiscais para o alcance da sustentabilidade fiscal”, com Wederson Xavier de Oliveira, Subsecretário do Tesouro Estadual de Goiás.
16h10 – 16h50 – PALESTRA “Regras Fiscais em Tempos de Crise: Desafios para Estados e Municípios em Situações de Calamidade”, com Itanielson Dantas Silveira Cruz, Secretário Adjunto da SEFAZ RS.
16h50 – 17h30 – PALESTRA “A importância da Previsão de Receita na Execução Orçamentária e Financeira”, com Paulo Roberto Scalco, Doutor em Economia Aplicada, Gerente de projeções e análises Fiscais.
17h30 – ENCERRAMENTO
Secretaria da Economia – Governo de Goiás