Economia participa de Workshop da ADIAL para discutir Reforma Tributária
O Workshop, promovido pela Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (ADIAL), teve a meta de discutir a nova Reforma Tributária que está em pauta no Congresso Nacional e os impactos das Propostas de Emenda à Constituição (PECs 45 e 110)/2019) em debate sobre a produção de alimentos e produtos agroindustriais. O evento foi realizado, nesta quarta-feira (22/3), na sala de reuniões da Secretaria da Economia com a presença da secretária Cristiane Schmidt que ouviu principais preocupações do setor produtivo.
“Tenho uma visão geral, como economista e vice-presidente do Comitê Nacional de Secretarias de Fazenda (Comsefaz), por estar inserida neste debate há bastante tempo. Acredito que saber como tudo isso vai ser operacionalizado e conhecer as perspectivas, inseguranças e dúvidas de quem vai vivenciar as mudanças no dia a dia é muito significativo” argumentou Cristiane Schmidt.
O presidente-Executivo da ADIAL, Edwal Portilho, o Tchequinho, disse que busca unir forças para criar instrumentos que permitam a continuidade dos incentivos à industrialização em Goiás ao trazer os questionamentos do setor à Secretaria da Economia. “ É muito importante discutir e apresentar à secretária Cristiane Schmidt nossas preocupações quanto à operacionalidade de uma reforma tributária como tem sido realizada. Existem muitas informações vagas que nos trazem insegurança enquanto investidores” afirmou.
O workshop apresentou como principais pontos para debate as questões da alíquota única, produtor rural como contribuinte, extinção do crédito presumido, alíquota única para insumos agropecuários, oneração da cesta básica, insegurança do ressarcimento rápido e eficaz dos créditos, ajuste no adequado tratamento ao ato cooperativo, incidência do imposto seletivo sobre a cadeia produtiva de alimentos e tributação dos biocombustíveis .
Além da secretária da Economia, Cristiane Schmidt e do presidente-Executivo da ADIAL, Edwal Portilho, o Tchequinho, estiveram presentes: a subsecretária da Receita Estadual, Renata Noleto, o advogado e consultor do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) Eduardo Lourenço, o diretor executivo da Viva Lácteos, Gustavo Beduschi, o gerente Tributário da SSA, Vinicius Mendanha, Marcelo Martins, Erik Queiroz e Luiz Basseti da Piracanjuba e os advogados Marília Tofollis e Flávio Rodovalho.
Comunição Setorial – Economia