Economia participa de estande do Governo na 20ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar

Foto: Divulgação UFG

De hoje até sábado (17 a 20 de maio),  a Secretaria da Economia terá espaço no estande do Governo de Goiás na 20ª Edição da Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF 2023), em Goiânia. A feira é promovida pela Universidade Federal de Goiás. O agricultor encontrará no balcão da Economia informações sobre o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), lançado em março do ano passado. 

Várias outras pastas estaduais estarão no estande do Governo de Goiás, entre elas a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Secretaria da Retomada e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), além do Sistema OCB-GO/Sescoop-GO, como parceiro. Todas oferecendo serviços voltados ao pequeno produtor rual.

De acordo com informações da organização do evento, a 20ª Agro Centro-Oeste Familiar é  maior feira da Região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar, a Agro Centro-Oeste Familiar 2023, vai ser realizada de 17 a 20 de maio de 2023, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O tema desta edição deste ano é “Mais comida, menos agrotóxicos”.
 
O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral. Entre as principais atividades desenvolvidas estão a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.

Nota Fiscal Fácil

O superintendente de Informações Fiscais da secretaria da Economia, Aubirlan Vitoi, explica que aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) foi criado no âmbito do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). “A Secretaria da Economia de Goiás foi responsável pela condução conceitual do projeto da NFF”, destacou.

O objetivo da Nota Fiscal Fácil é facilitar a vida do produtor rural que emite nota fiscal como Pessoa Física. A NFF vale para  agricultores da cadeia produtiva de frutas, verduras e legumes (FLV) de produção própria, nas operações de saídas internas, isentas de impostos. 

Atualmente, cerca de 300 mil produtores rurais estão habilitados para emitir o  documento fiscal nas transações internas, aumentando a conformidade e a regularidade fiscal. A demanda é principalmente de agricultores familiares que vendem para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Governo Federal. 

O ambiente fiscal para quem tem produção própria muitas vezes é complexo e exige certificação digital ou deslocamento para emissão presencial. A nova ferramenta resolve esse problema. “O agricultor familiar poderá emitir seu documento fiscal direto pelo celular, de forma gratuita. É um grande ganho para Goiás, que tem na agricultura uma das bases de sua economia”, frisa o gerente de Informações Econômico-Fiscais, Luciano Pessoa.

Essa é uma oportunidade para o agricultor familiar se profissionalizar. “Os produtores cadastrados na Secretaria da Economia foram automaticamente inseridos no sistema do NFF, de forma que será intuitivo e sem burocracia. No momento em que ele vender o produto já poderá emitir a nota fiscal pelo celular”,frisou o coordenador de Documentos Fiscais da Gief, Antonio Godoi.

Onde baixar o aplicativo:
No sistema Android basta acessar o aplicativo da Play Store e procurar pelo app “Nota Fiscal Fácil”. No iOS (Iphone), está disponível na App Store.

 

Serviço:

20ª Edição da Agro Centro-Oeste Familiar — Acof 2023
Quando: de 17 a 20 de maio de 2023. Abertura oficial no dia 17/5 às 16h
Onde: Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Avenida Esperança s/n, Câmpus Samambaia, Goiânia (GO)
Entrada franca
Programação: https://agrocentro.agro.ufg.br/

Estande do governo: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com informações da Emater, Retomada, Seds, Agrodefesa, UEG, Economia e Goiás Fomento – Governo de Goiás

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo