Compliance monitora riscos e ações de controle nas delegacias fiscais

Prática objetiva evitar materialização de riscos identificados nas unidades descentralizadas da Economia

Representantes do Escritório de Compliance Público e das Delegacias Regionais de Fiscalização (DRFs) da Secretaria da Economia se reuniram nesta sexta-feira (16/8) para realizar a revisão de riscos e ações de controle das DRFs, como parte do Programa de Compliance Público do Governo de Goiás.

O encontro virtual atende a uma recomendação da Controladoria-Geral do Estado (CGE) para avaliação das medidas de controle aos riscos ligados à arrecadação e à fiscalização nas DRFs e à estrutura predial e logística, até o segundo quadrimestre de 2024.

“O objetivo é orientar sobre a prática do gerenciamento de riscos de forma assertiva, reduzindo a chance dele se materializar”, explicou a coordenadora do Escritório de Compliance da Economia, Jacqueline Bueno.

O delegado da DRF de Rio Verde, João Batista Monteiro do Nascimento, foi nomeado o proprietário do risco ligado às 12 Delegacias Regionais de Fiscalização da Economia, ou seja, é a pessoa responsável pelos processos de trabalho desenvolvidos no gerenciamento dos riscos e por implementar as ações de controle.

O auditor apresentou as medidas que estão sendo adotadas para o gerenciamento dos riscos. Os participantes também avaliaram se há outras possíveis ações e revisaram a Matriz de Riscos de temas ligados às delegacias fiscais.

A gestão de riscos é um dos eixos do Programa de Compliance Público. Na Secretaria da Economia, a Portaria nº 321/2023 instituiu a Política de Gestão de Riscos no órgão, que tem por objetivo estabelecer os princípios, as diretrizes, as responsabilidades e o processo de gestão de riscos, para a análise no processo de tomada de decisão, em conformidade com as boas práticas de governança adotadas no setor público.

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo