Economia homenageia contadores públicos em comemoração pelo seu dia
A Secretaria da Economia de Goiás, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/GO), realizou na tarde de ontem, 2/5, no auditório do Complexo Fazendário, solenidade para homenagear os servidores em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, ocorrido dia 25 último. Na ocasião foi servido um lanche aos participantes do evento.
Na abertura do encontro, a secretária da Economia Selene Peres Peres Nunes, que também é contadora, enfatizou a importância e os avanços obtidos pela contabilidade pública de Goiás, citando as aprovações das contas estaduais pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde 2019, sem ressalvas. Selene parabenizou todos esses profissionais pela dedicação e profissionalismo que permitiram elevar o nível da prestação de contas à sociedade goiana.
“Vocês são muito importantes para nós, pois temos obtido resultados positivos importantes no Estado em todos os indicadores, e isto não poderia ser diferente em relação à Contabilidade, que nos auxilia nas informações necessárias à apresentação das contas públicas totalmente regulares junto ao TCE”, pontuou a secretária.
Apoio
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Sucena Hummel, agradeceu o apoio que o superintendente Central de Contabilidade da Economia, Ricardo Rezende, da Economia, tem dispensado à categoria ao compartilhar questões importantes da contabilidade pública junto ao Conselho, às organizações e aos contadores municipalistas.
Ricardo Rezende, superintendente Central de Contabilidade e Contador Geral do Estado, lembrou que a contabilidade, tanto no setor público quanto no privado, é de suma importância no sentido de garantir a sobrevivência das empresas.
“Ela vai ter ali todas as informações da gestão patrimonial e financeira. No setor privado, a contabilidade que, muitas vezes era lembrada para fins de tributação, hoje ela é de fundamental importância para a gestão e continuidade daquela entidade” completou o superintendente.
Ricardo Rezende detalhou que no setor público é fundamental que o gestor tenha uma boa política de informação contábil consistente. Tanto que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) passou avaliar esse entendimento a respeito da informação contábil e fiscal. “Um destaque importante é que o estado de Goiás hoje é nota “A” no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no Siconfi, o que demonstra todo o seu empenho e dedicação na melhoria da qualidade contábil, não só para o controle externo, mas também para subsidiar os gestores na tomada de decisões e execução de políticas públicas.
Como parte da programação o palestrante e escritor, Rafael Medeiros, especialista em gestão do tempo e produtividade, discorreu sobre o tema “Seu dia não precisa ter 30 horas”. O evento foi organizado pela Superintendência de Gestão Integrada (SGI, da Secretaria da Economia). Foram convidados os contadores responsáveis e auxiliares de toda a rede do serviço de contabilidade do Estado.
Saiba mais – Dados históricos indicam que o Dia do Profissional de Contabilidade foi criado pelo senador João Lyra em 1926. A data foi instituída, oficialmente, pela Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.
Comunicação Setorial – Economia/GO