Economia e SGG se reúnem para estruturação do Escritório de Projetos


A Secretaria da Economia segue com o cumprimento das fases de implementação e estruturação do Escritório de Projetos Setorial (PMO) no contexto organizacional da Pasta. Nessa primeira etapa, foi instituído o Comitê de Governança que se reuniu com o superintendente dos Escritórios de Projetos da Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SGG/GO), Marsal de Almeida, para alinhar a metodologia do programa. Participaram da reunião a secretária Selene Peres Peres Nunes, a chefe do Escritório de Projetos da Economia, Daniella Balbino, além de subsecretários, superintendentes e gerentes.

O Programa tem como objetivo aprimorar a gestão de projetos por meio do apoio de um Escritório de Projetos Central, oferecendo suporte metodológico e técnico para o desenvolvimento das etapas propostas, que incluem as fases de concepção, planejamento, execução e monitoramento dos projetos. 

“Vamos empregar um grande esforço para o desenvolvimento dos projetos do Estado, utilizando a mesma linguagem do PMO. Na Economia, estamos lidando com uma área de projetos recém-criada, por isso é fundamental estabelecer prioridades para avançar nesse gerenciamento", ressaltou a secretária Selene Peres Nunes.

A chefe do Escritório de Projetos, Daniella Balbino, explicou que “o Comitê de Governança de Projetos atuará para a entrega de valor estratégico da Secretaria de Estado da Economia através da execução dos Portfólios, Programas e Projetos da Pasta". A estrutura do Comitê é composta pelo chefe do PMO, Coordenador do Escritório de Compliance, Gerentes de Modernização e Planejamento Institucionais, todos os Superintendentes e Subsecretários, Secretária-Adjunta, Chefe de Gabinete, da Procuradoria Setorial e da Comunicação Setorial, Presidente do Conselho Administrativo Tributário e pelo dirigente da Pasta, conforme a portaria nº 70 de 8 de fevereiro de 2024. 

“Nesta segunda etapa da Rede de Gestão de Projetos do governo, incluímos a Secretaria da Economia. Até o momento, foram estruturados um total de 22 Escritórios de Projetos. Nosso objetivo é garantir que todos adotem a mesma linguagem, metodologia e ferramentas. Queremos trazer boas práticas de governança e somá-las às que a Economia já possui, compartilhando resultados e informações", destacou o superintendente dos Escritórios de Projetos da SGG, Marsal de Almeida.

Fases da Estruturação do Escritório de Projetos Setorial:

•    Implementação da Rede de Gestão de Projetos (componente Rede SIGES);
•    Integração dos membros da Rede de Gestão de Projetos;
•    Estruturação dos Escritórios Setoriais (pessoas, metodologia e ferramentas) no órgão/entidade;
•    Criação do Comitê de Governança de Projetos do órgão/entidade;
•    Governança Metodológica (diretrizes, processos e modelos);
•    Governança Tecnológica (aplicação de ferramentas);
•    Definição de Indicadores de Resultados para os PMOs;
•    Revisão do Portfólio Governamental (seleção e priorização);
•    Políticas para Capacitação em Governança e Gestão de Projetos (em parceria com a Escola de Governo);
•    Capacitação dos membros da Rede de Gestão de Projetos;
•    Avaliação de Maturidade dos PMOs Setoriais.

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo