Economia e DOT deflagram segunda fase da Operação Deméter
A Secretaria da Economia, por meio da Receita Estadual, e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), deflagraram a Operação Deméter – Fase 2, nesta terça-feira (19/4), no município de Catalão, interior de Goiás, que investiga a criação e utilização de empresas fantasmas para movimentação de grandes quantidades de grãos sem pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O delegado Regional de Fiscalização de Catalão, auditor fiscal Victor de Oliveira Teixeira, informou que foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no endereço de uma empresa e duas residências, onde foram apreendidos computadores, celulares e documentos no intuito de individualizar a participação de cada um dos envolvidos e a participação de outras pessoas na empreitada criminosa.
Auditores fiscais da Economia apreenderam dados dos sistemas de informática que propiciarão auditoria completa para estabelecer o montante de ICMS sonegado. “Nós vamos trabalhar, a partir de agora, para recuperar os valores sonegados através das auditorias fiscais que faremos com os dados dos computadores apreendidos. Aí teremos uma noção do montante sonegado. O que nós já temos certeza é que os infratores utilizaram documentos fiscais de ‘empresas noteiras’ do Estado de Goiás e de outros estados da federação”, explica o gerente de Arrecadação e Fiscalização, auditor fiscal Montaigne Mariano Brito.
Os investigados responderão por crime tributário, falsidade documental e associação criminosa, além de terem de arcar com o pagamento dos tributos sonegados acrescidos de multa.
Comunicação Setorial – Economia