Economia consolida novo modelo de treinamento em auditoria fiscal

O curso tem abordagem prática com acompanhamento de instrutor on-line durante a execução das tarefas de auditoria recebidas pelo auditor fiscal

A Secretaria da Economia, por meio da Superintendência de Controle e Auditoria da Receita Estadual, já treinou mais de 100 auditores pelo novo modelo de capacitação que adota metodologia diferenciada em auditoria fiscal. Ministrado pelo auditor Simonise Gomes, o treinamento oferece abordagem prática, o que proporciona aprendizado mais eficaz e melhores resultados para a administração tributária.

O superintendente de Controle e Auditoria, Marcelo Mesquita, ressalta que é um modelo que veio para ficar.  “Com o treinamento, temos servidor melhor preparado, redução do tempo de auditoria, e melhora na qualidade do auto de infração. Assim, há uma redução de recursos e uma recuperação de impostos mais efetiva”, destaca.

Desde 2021, quando teve início a capacitação, já foram mais de 11 mil horas de treinamento somando todas as turmas. Cada auditor participa de 96 horas de formação pelo período de 45 dias, todas ministradas pelo instrutor Simonise Gomes, atualmente lotado na Gerência de Atacado e Industria (GEAT), com atuação em Anápolis.

O instrutor Simonise Gomes (esq.) e o superintendente de Controle e Auditoria, Marcelo Mesquita: capacitação é ministrada on-line

Na sala virtual, por meio da plataforma Zoom, aberta pelo período de três horas diárias, o auditor recebe acompanhamento durante todo o processo de auditoria. “Percorremos todo o caminho da auditoria na prática. Iniciamos a fiscalização com uma pré-análise para definir quais auditorias serão realizadas, os caminhos a serem seguidos até a aplicação das ferramentas de fiscalização”, detalha Simonise Gomes.

Com mais de 30 anos de experiência, Simonise Gomes, ressalta que o conteúdo é adaptado às necessidades de cada turma, mas sempre com esse perfil prático com acompanhamento do instrutor virtualmente. Novas turmas podem ser abertas conforme a demanda.

O auditor Reginaldo Gonçalves relata que a capacitação foi fundamental para seu desempenho, atualmente, na Delegacia Fiscal de Goiânia. “O treinamento oferece uma abordagem completa, abrangendo técnicas de auditoria, legislação e profundo conhecimento nas ferramentas de fiscalização ArqMag e SAFI”.

Capacitação

Além do curso de auditoria, a Superintendência de Controle e Auditoria também já promoveu capacitações em áreas como a Escritural Fiscal Digital (EFD), Instrução Processual, além de realizar webinários e workshops em Administração Tributária do Futuro e Autorregularização. Em junho, foi promovido o 1º Seminário Sobre a Reforma Tributária para cerca de 100 auditores.

Fotos: Denis Marlon
Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo