Curso de treinamento tem aulas sobre informações fiscais
Os trabalhos que a Superintendência de Informações Fiscais (SIF) exerce dentro da Receita Estadual de Goiás foram apresentadas e explicadas aos 23 auditores fiscais recém-empossados no curso de formação. “Operamos várias ferramentas que eles vão usar nas atividades diárias como cadastro de contribuintes, documentos fiscais e o Business Objects – BO. É importante ter conhecimento prévio, saber acessar e consultar o banco de dados”, afirma o superintendente Aubirlan Borges Vitoi.
Na segunda (6/3) a apresentação foi feita por Daniel Melquisedeque, da coordenação de Cadastro, nos períodos matutino e vespertino. Na terça-feira (7/3) foi a vez de Antônio Carlos Godoi, da coordenação de Documentos Fiscais Eletrônicos, pela manhã; e de Kátia Brondolo Matos, da coordenação de Sistema Público de Escrituração Digital – SPED Fiscal à tarde. Na quarta-feira (8/3), Cláudia Helena Lima Leite, da coordenação de Proteção de Dados e Sigilo Fiscal, apresentou seu trabalho, e depois reassumiu Kátia Brondolo Matos, de SPED Fiscal. Na quinta-feira (9/3) e na sexta-feira (10/3) a aula foi sobre Business Objects (BO), com Lucivana Queiroz Froes, da gerência de Inovação em Auditoria.
“Nossas atividades são cotidianas, básicas e os novos auditores devem saber consultar os dados. É um aprendizado teórico e prático de grande utilidade”, completa o superintendente Aubirlan Vitoi, que era subsecretário da Receita na Secretaria da Economia quando os primeiros convocados do concurso, 28 auditores, tomaram posse, em março de 2022, e participou da elaboração do programa do curso. “O conteúdo do curso foi compartilhado, é bastante representativo, ou seja, é bom para os novos servidores e importante para a Secretaria”.
A SIF tem quatro gerências que são: de Informações Econômico-Fiscais, Controle da Arrecadação, de Apoio do Coíndice e de Inovação em Auditoria.
Comunicação Setorial – Economia