Contribuintes recebem orientações sobre dívidas na quarentena
Quase 4 mil contribuintes com débitos inscritos ou não na Dívida Ativa do Estado entraram em contato com a Secretaria da Economia desde março, quando o Governo de Goiás decretou situação de emergência na saúde pública do Estado, em razão da disseminação do novo coronavírus. "Suspendemos a telecobrança no nosso call center nesse período e passamos a dar assistência ao contribuinte com atendimento apenas receptivo", justificou o gerente de Processos e Cobranças, Reginaldo Gonçalves.
Desde março, 3,7 mil contribuintes receberam informações e tiraram dúvidas sobre parcelamento e pagamento de dívidas de IPVA, ITCD e ICMS. São dúvidas, principalmente, em relação a parcelamentos, suspensão de prazos, emissão de boletos, entre outros. Por isso, assinala o coordenador do call center Humberto Pinheiro, "os profissionais da unidade, em regime de teletrabalho, estão atendendo normalmente das 7h às 19h, de segunda a sexta, no número central 62 3309 6700".
Para facilitar mais ainda a vida do contribuinte, a Superintendência de Recuperação de Créditos disponibilizou outros meios. Além do call center, está sendo realizado o agendamento por E-mail para atendimento presencial para alguns tipos de serviços. Outro canal é o próprio site da Economia, onde se encontra disponível a maior parte dos serviços. Pelo celular, o contribuinte tem à mão o aplicativo "Economia Online" (EON) .
Aplicativo Economia Online (EON) – basta baixar o aplicativo no seu celular e ter acesso ao boleto (Documento de Arrecadação Estadual-Dare) para baixar e/ou imprimir. Outro serviço muito procurado e que está disponível no "Economia Online" é a emissão de certidão de dívida ativa.
Serviços no site da Economia – No www.economia.go.gov.br o contribuinte que está com dívidas de IPVA, ITCD, ICMS e outras taxas, pode realizar a simulação de negociação, efetivar o pagamento à vista e/ou parcelado, além de imprimir o boleto (Dare).
O acesso é simples. Na página inicial da Economia, clicar no ícone “Pagamento de Tributos” se quiser emitir as parcelas de ICMS, ITCD e outros . Mas se a dívida for de IPVA, clicar ícone “Parcelamento de IPVA”, na página que abrir haverá opções de pagamento à vista e parcelado, e de IPVA já autuado.
Se o desejo do contribuinte for iniciar ou simular uma negociação de parcelamento, basta clicar diretamente no ícone "Parcelamento".
Agendamento para atendimento presencial – O agendamento está restrito a alguns tipos de serviços. Confira a lista de serviços e os e-mails para solicitar essa modalidade de atendimento da SRC.
Lista de E-mails da SRC para agendamento (só clicar)
Comunicação Setorial – Economia