Contratada empresa para criar plataforma do Tesouro Verde
25 de outubro de 2017
A Secretaria da Fazenda de Goiás publicou, no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (23/10), o contrato com a empresa BMTCA ativos que vai fornecer a plataforma eletrônica de mercado de ativos ambientais originários de conservação e ampliação de florestas nativas. O sistema on-line vai possibilitar o registro e transferência de titularidade desses ativos dentro do programa Tesouro Verde.
A plataforma vai ainda incluir os registros, processos, verificações, validações e certificações das áreas dos Parques do Estado de Goiás. A expectativa da Sefaz é de que nos próximos dias o sistema on-line já entre em funcionamento. “A plataforma já deve estar em funcionamento em aproximadamente 30 dias”, explica Silvio Vieira da Luz, superintendente executivo da Dívida Pública, Contabilidade e Tesouro.
Conheça mais– O Programa Tesouro Verde alia desenvolvimento econômico à preservação ambiental ao criar condições para que sejam disponibilizados no mercado créditos de florestas originários da atividade de conservação e ampliação de florestas nativas tanto públicas quanto privadas.
Para que haja a comercialização é necessário que os créditos de florestas sejam certificados e, posteriormente, homologados por instituições com reconhecimento internacional. Os critérios para certificação devem estar em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), aliando crescimento econômico, inclusão social, preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
Comunicação Setorial – Sefaz