Coíndice definirá partilha do ICMS na segunda-feira


27 de novembro de 2017

Na próxima semana, dia 4/12, o Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice) se reunirá para definir o Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para 2018. O secretário da Fazenda, João Furtado, presidirá a reunião que será na sala do Conselho, no Setor Leste Vila Nova, às 14h.

A secretaria do Conselho recebeu o total de 1.005 recursos ao IPM provisório, definido em agosto, que serão deliberados na reunião. Parte deles é relativa ao ICMS ecológico, que dispensa 5% aos municípios que atenderem critérios ambientais. 

O Coíndice é formado por três deputados estaduais indicados pela Assembleia Legislativa – Helio de Sousa (PSDB), Bruno Peixoto (PMDB) e Luís Cesar Bueno (PT); três prefeitos, indicados pela Associação Goiana dos Municípios (AGM) – Caio Pereira Lima (Caiapônia), Rogério Troncoso (Morrinhos) e José de Sousa Cunha (Porteirão).

A Sefaz também indica três representantes, além do secretário que só vota em caso de empate, participam os superintendentes executivos Glaucus Moreira Nascimento e Adonídio Neto Vieira Júnior, ambos com direito a voto. O secretário executivo do Coíndice, auditor fiscal Fabiano Gomes de Paula, também participa como apoio técnico.

Entenda: A distribuição da cota municipal de 25% do ICMS aos 246 municípios goianos segue os seguintes critérios: 85% pelo valor agregado das mercadorias, 10% de forma igualitária e 5% pelo ICMS Ecológico. 

Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo