Balanço: cerca de 200 toneladas de milho sem nota são flagradas pela DRF Goiás
Dados divulgados hoje (20/07) pela Delegacia Regional de Fiscalização de Goiás, da Secretaria da Economia, mostram que foi positivo o resultado das ações realizadas durante a semana passada para combater a sonegação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS,) na comercialização de milho na região. Quase 200 toneladas de milho foram flagradas, a maioria – cerca de 70% – sem nota fiscal.
As operações focaram a abordagem de veículos de carga. Foram realizadas de segunda (13/07) a sábado (18/07) nas rodovias estaduais e federais como as GOs 060 e 333, além da BR-070, nos municípios de Iporá, Bom Jardim, Jussara e Santa Fé.
No total, seis produtores rurais e transportadores (que são solidários no pagamento do imposto) foram autuados e vão pagar aos cofres públicos cerca de R$ 80 mil, entre ICMS e multa. No entanto, esse valor sonegado pode ser bem maior. “Com esses dados colhidos nas abordagens aos veículos, daremos seguimento com diligências nas propriedades rurais remetentes. Também haverá fiscalização nos Armazéns Gerais da regional para onde seriam transportados os grãos” detalha o delegado Regional de Fiscalização de Goiás, Montaigne Mariano de Brito.
Segundo Montaigne, essas ações, que contam com a participação de auditores fiscais, servidores do apoio fazendário e policiais do Batalhão Militar Fazendário, terão continuidade para que não haja sonegação no pagamento de ICMS nessa fase final da colheita da safra.
Comunicação Setorial – Economia