DRF de Porangatu identifica carga irregular de gado através do Infotrânsito
O Governo de Goiás, por meio do Fisco Estadual da Secretaria da Economia, dando continuidade às ações de combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal, realizou operação que flagrou, nesta quarta-feira (7/2), uma carreta transportando gado em situação fiscal irregular. A documentação que acompanhava a carga foi rastreada pelo sistema de fiscalização seletiva – Infotrânsito. A operação foi comandada pela equipe de auditores fiscais da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Porangatu.
A infração foi comprovada após cruzamento de dados e documentos fiscais diversos. “Trata-se da utilização do artifício para simular operação interna na tentativa de sustar o pagamento do ICMS”, ressaltou o titular da DRF de Porangatu, Marcelo da Silva Félix, para quem “a tecnologia do Infotrânsito foi decisiva para descobrirmos, em tempo real, a rota do veículo”.
“O uso do aplicativo (FIS), a mais nova ferramenta de fiscalização de trânsito, foi fundamental para o sucesso dessa abordagem. O Fisco, na auditoria de fiscalização de trânsito, verificou que apesar do documento fiscal informar que a carga teria saído de Uruaçu (GO), o rastreamento feito pelo sistema apontou que a origem era o Estado de Tocantins”, assinalou o gerente de Fiscalização Integrada da Superintendência de Fiscalização Regionalizada da Economia, Montaigne Mariano.
O caminhão transportava um total de 75 cabeças de bovinos nelore (macho) de 13 a 24 meses. A base de cálculo das autuações foi avaliada em R$ 255.000.00, valor que servirá de referencial para cálculo do ICMS e multa devidos.
Comunicação Setorial – Economia