Servidores da DRF de Formosa concluem curso de pilotagem de drone
Com o objetivo de implementar novas tecnologias nas ações de fiscalização, a Secretaria da Economia de Goiás, por meio da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Formosa, promoveu uma capacitação em pilotagem de drones. O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e dirigido aos auditores fiscais e servidores administrativos ligados ao agronegócio da unidade desta segunda, terça e quarta-feira (15 a 17 de abril), abrangendo aulas práticas e teóricas.
O delegado da DRF de Formosa, o auditor fiscal Meiredson Rodrigues dos Santos, destacou a relevância dos drones como ferramentas de trabalho. “O uso dessa tecnologia irá contribuir muito para os desdobramentos nas fiscalizações do agronegócio e da auditoria de trânsito, podendo ser utilizado para captação de imagens em áreas rurais muito extensas ou de difícil acesso à fiscalização, tanto em áreas de produção de grãos quanto em áreas de produção de gado bovino”, avaliou.
“As imagens obtidas pelo drone, em tempo real, poderão ser utilizadas como documentos auxiliares na constatação de sonegações e até para a sustentação de um auto de infração”, complementou Meiredson Rodrigues.
Com uma carga horária de 24 horas, o treinamento tem objetivo de auxiliar o trabalho de fiscalização de mercadorias em trânsito e o monitoramento do escoamento da produção agrícola, podendo ser colocado em prática na verificação do tamanho da área plantada e o que foi plantado, contagem de rebanho bovino para auxiliar na auditoria específica de gado, diligências e vistorias em áreas de difícil acesso e, quem sabe, futuramente, como equipamento auxiliar na Auditoria de Trânsito, funcionando como uma antena e OCR móvel na detecção de placas e mandando essas informações para o FIS.
Durante as aulas teóricas e práticas, os auditores foram instruídos em técnicas de pilotagem de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), popularmente conhecidas como drones. Além disso, foram abordados temas como legislação, georreferenciamento, segurança de voo e técnicas de pilotagem segura.
Comunicação Setorial – Economia