Economia finaliza ciclo de reuniões para implantação da Gestão de Riscos


O Escritório de Compliance da Secretaria da Economia finalizou, nesta sexta-feira (15/9), o ciclo de reuniões que visavam a implantação da Gestão de Riscos nas diversas áreas da Pasta. No encontro, foi concluída esta etapa inicial, que consiste na orientação para identificação, análise, avaliação e monitoramento dos riscos em 100% das unidades administrativas, abrangendo todas as gerências vinculadas, de  três superintendências: Superintendência de Gestão Integrada (SGI), Superintendência Financeira e Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento (SUPLAN).

A coordenadora do Escritório de Compliance, Jacqueline Bueno, iniciou a reunião enfatizando os objetivos da Gestão de Riscos nas atividades e projetos de cada unidade administrativa da Economia. “ Nosso foco com este ciclo de reuniões foi apresentar as definições, diretrizes, responsabilidades e etapas do Eixo IV do Programa de Compliance Público. O controle de riscos é fundamental para garantir a eficiência, transparência e responsabilidade na administração pública, por meio da melhoria contínua dos processos de trabalho e utilização eficaz dos recursos disponíveis”, afirmou.

Em seguida, Anna Carolina Souza e Sara Gabriela, integrantes do Escritório de Compliance, apresentaram o conceito e etapas da implementação da Gestão de Riscos (Identificação. Análise, Avaliação, Tratamento e Monitoramento dos riscos), esclarecendo que o processo tem como meta facilitar o trabalho e auxiliar cada área a reagir às ameaças e minimizar a possibilidade de ocorrência de riscos.

Matriz de Riscos
A Matriz de Riscos é uma ferramenta utilizada para identificar, avaliar e monitorar os riscos relacionados às atividades desempenhadas pela Secretaria da Economia. Ela visa garantir que os processos sejam conduzidos de forma segura e eficaz, minimizando possíveis impactos negativos que possam surgir.

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo