Economia realiza capacitação para analistas do TCE sobre Sistema de Contabilidade Geral de Goiás
A Secretaria de Estado da Economia, através da Superintendência Central de Contabilidade, promoveu treinamento dos analistas de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) sobre o Sistema de Contabilidade Geral e o Serviço de Contabilidade. O evento ocorreu entre os dias 21 e 25 de agosto, na Escola de Contas Superior do TCE.
A capacitação foi promovida pela Gerência de Acompanhamento da Execução Contábil (GEAEC) da Superintendência Central de Contabilidade, com o apoio do Centro de Capacitação da Economia (CECAPE). Teve como instrutores o superintendente, Ricardo Borges de Rezende, o gerente, Cleyton José Ferreira e as supervisoras da gerência, Edileni Francisco dos Santos Menezes e Vanessa Rafaela Lobo de Mendonça. A supervisora de capacitação da GEAEC, Andhella Almeida Costa, acompanhou toda a capacitação, realizando o apoio pedagógico do treinamento.
O Subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier de Oliveira, participou da abertura e destacou a importância da parceria entre o Poder Executivo e o Tribunal, “que muito contribui para a melhoria da qualidade da gestão estadual e suas prestações de contas”. Lembrou que Goiás alcançou o primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados, destacando o trabalho da Contabilidade do Estado de Goiás. Para ele, esse resultado decorre, também, da relação profícua entre os Poderes e Órgãos autônomos.
Sérvio Túlio Teixeira, secretário de Controle Externo do TCE-GO, agradeceu a disposição da Secretaria da Economia em oferecer a capacitação aos servidores. Segundo ele, contribui com o aumento do conhecimento técnico e melhor compreensão do universo de informações contábeis, financeiras e orçamentárias do Estado, aumentando a capacidade de análise dos dados pelas Unidades Técnicas, além de alavancar a efetividade das fiscalizações e demais ações de controle, com foco na melhoria da gestão dos recursos públicos.
O superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, avaliou que a capacitação dos analistas de controle externo do TCE, contribuirá para que o Tribunal conheça melhor o sistema contábil do Estado de Goiás e suas funcionalidades, permitindo uma melhor análise das contas estaduais. Para o gestor, também fomentará a continuidade da parceria com o Executivo no aprimoramento da gestão e qualidade das informações prestadas à Corte de Contas e à sociedade goiana.
Comunicação Setorial – Economia