Palestra sobre Internalização do Eixo I – Ética registra grande participação dos servidores da Economia
O auditório do Complexo Fazendário ficou lotado para a palestra: Internalização do Eixo I – Ética, do Programa de Compliance Público, realizada nesta terça-feira (8/8). A secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, fez a abertura e na sequência dois convidados abordaram o tema central: Rogério Rezende – chefe da Corregedoria Fiscal da Economia e Ricardo Orsini, gerente de Promoção de Valores da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO).
“Qualquer um pode escrever uma lei sobre o que acha que é correto. Mas o que realmente importa e faz a diferença é saber distinguir entre o certo e o errado, ou seja, a ética precede muito mais que a legalidade”, ressaltou a secretária Selene Peres Peres Nunes ao reafirmar o compromisso da alta administração da Pasta com a disseminação dos Eixos do Compliance Público: Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de Riscos
Palestrantes
Rogério Rezende disse que o Estatuto do Servidor do Estado de Goiás poderia ser considerado “um manual”, e que seria positivo que o servidor fizesse uma leitura atenta dos artigos 192 ao 262-B, “que delimitam as normas do serviço específico de cada servidor, assim como as normas gerais”, e deixam claro como o cidadão quer ser tratado: com dedicação, presteza, urbanidade e outros requisitos, “uma espécie de conduta preventiva para evitar desperdício de recursos públicos, de tempo e de energia”, sintetizou.
Ricardo Orsini assinalou que apesar de ser um tema de difícil abordagem, é preciso trazer a ética para “as decisões que tomamos todos os dias no trabalho, com base em princípios e valores, uma forma de proteger a comunidade, alicerçada na educação e prevenção”. Ricardo levou os participantes à reflexão de como o cidadão espera ser atendido, buscando, sempre, transmitir confiança.
Ao final da palestra as servidoras Anna Carolina Silva (coordenadora interina) e Sara Gabriela, do Escritório de Compliance, agradeceram aos servidores pela participação e lembraram que nos próximos dias será disponibilizado o Questionário sobre Internalização do Tema Ética, que soma pontos para o ranking Programa de Compliance Público de Goiás (PCP). Em 2022 a Secretaria da Economia ficou em 2º lugar. Discursaram, ainda, Juliana Camilo Manzi Porto (SGI) e Kamilla Ferreira Lemos da Costa (GGDP).
Segue link do Decreto número 9.837, de 23 de março de 2021, que Institui o Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo estadual.
Comunicação Setorial – Comunicação Setorial