Governador encaminha propostas de Goiás ao PPA federal

Representando o governador Ronaldo Caiado, a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, apresentou na sexta-feira (16/6) as propostas do Governo de Goiás para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do governo federal. Durante o lançamento da 14ª Plenária Estadual para a elaboração do PPA federal, em Aparecida de Goiânia, a secretária afirmou que o governador encaminhou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sugestões de melhorias nas áreas da saúde pública, mobilidade urbana, dentre outras demandas do Estado.

Em seu discurso, a secretária da Economia reforçou a importância de incluir as demandas de Goiás no planejamento do PPA federal. A primeira reivindicação diz respeito à construção do Complexo Oncológico de Referência no Estado de Goiás (Cora). “Essa proposta revela toda prioridade e atenção do governo goiano com a saúde pública”, pontuou Peres Nunes. A segunda refere-se à construção do BRT na região do Entorno do Distrito Federal, de Santa Maria a Luziânia.

A secretária também solicitou que a construção de uma barragem, a compra de kits de irrigação para famílias do Nordeste goiano e agroindústrias para beneficiar a produção desses agricultores sejam incluídos no plano plurianual do governo federal. Outras reivindicações do governo goiano são: a ampliação das vagas nos presídios já existentes, visando melhorias na acomodação dos detentos, além da construção de policlínicas em Mozarlândia, Mineiros e Campos Belos, nos próximos quatro anos.

Com o tema “Que país você quer para os próximos quatro anos”, o evento foi realizado no Anfiteatro Municipal Cantor Leonardo, no setor Solar Park, e comandado pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. Eles estão percorrendo o país para ouvir as demandas da sociedade para a elaboração do plano plurianual para os próximos anos.

PPA estadual
Em Goiás, está em andamento a elaboração do PPA 2024-2027 estadual. Selene observou que o planejamento será construído em conjunto com as secretarias, com propostas que visem também áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança pública e assistência social. “Nessa elaboração do PPA estadual será observada toda a estrutura governamental, político-financeira, bem como o planejamento estratégico com focos em resultados”, detalhou a secretária da Economia.

A construção de uma unidade hospitalar voltada ao atendimento de crianças acometidas pelo câncer, em Goiás, chamou a atenção da ministra Simone Tebet, que ressaltou: “Fiquei muito feliz, em uma forma especial porque isso me toca muito”. Para a ministra, o PPA Participativo é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal. Por isso, é preciso assegurar que os cidadãos participem das decisões sobre quais devem ser as prioridades da gestão pública nos próximos quatro anos. Daí a importância das plenárias estaduais que estão sendo realizadas nas cinco regiões do país.

Previsto na Constituição, o PPA é um instrumento de planejamento orçamentário que os governos federal e estadual elaboram a cada quatro anos e que deve ser entregue até o dia 31 de agosto próximo ao Congresso Nacional ou, no caso dos estaduais, às Assembleias Legislativas, para aprovação.

O encontro também contou com a presença do presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves; do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano; além dos deputados estaduais Mauro Rubem e Bia de Lima e da deputada federal Delegada Adriana Accorsi.  

Comunicação Setorial – Economia
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo