Gerências vinculadas à SGI da Economia apresentam Matriz de Riscos do 1° Quadrimestre de 2023
As Gerências vinculadas à Superintendência de Gestão Integrada (SGI) da Secretaria da Economia apresentaram nesta terça-feira (13/6) a Matriz de Riscos referente ao 1° Quadrimestre de 2023. A reunião realizada na sala do E-Nova no Complexo Fazendário, teve como objetivo promover transparência e fortalecer a eficiência de ações estratégicas, além de analisar e discutir os riscos enfrentados pelas áreas.
Durante a apresentação, as gerências e a assessoria da SGI relataram os riscos identificados e discutiram as medidas preventivas e de mitigação adotadas para enfrentar essas situações. A integração das gerências vinculadas a SGI proporcionou uma visão abrangente e detalhada dos riscos enfrentados pela secretaria, peadoção de medidas assertivas para enfrentá-los.
“A SGI não tem medido esforços para promover o fortalecimento da gestão de riscos nas unidades da Economia. Os resultados alcançados advindos deste processo têm nos surpreendido e contribuído sobremaneira na nossa tomada de decisão”, afirmou o superintendente de Gestão Integrada, Thalles Ávila.
A assessora Simone Jorge relata que a SGI faz questão de, a cada quadrimestre, realizar esta reunião com o intuito de debater cada risco, colocando todos a par das dificuldades enfrentadas por cada área, das ações que estão sendo realizadas, assim como dos resultados positivos alcançados por meio do gerenciamento destes riscos.
Além do superintendente de Gestão Integrada, Thalles Ávila, estiveram presentes também na reunião a assessora técnica da SGI e supervisora do Compliance e da Gestão de Contratos, Simone Jorge, o assessor administrativo da SGI Fernando Castro, o gerente de Apoio Administrativo e Logístico, Rodrigo Rezende, a gerente de Contabilidade da SGI, Dalva Valéria, a gerente de Compras Governamentais, Kelly Caetano, o gerente de Modernização Institucional, Rafael Mendonça, a gerente de Engenharia e Arquitetura, Maria Cristina, a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Kamilla Lemos e o supervisor da folha de pagamento Ailton Silva. E como ouvintes a coordenadora do Escritório de Compliance, Jacqueline Bueno, o supervisor da Gestão de Contratos, Jerferson Vieira e a assessora contábil, Ednadarc Martins.
Sobre a Matriz de Riscos
A Matriz de Riscos é uma ferramenta utilizada para identificar, avaliar e monitorar os riscos relacionados às atividades desempenhadas pela Secretaria da Economia. Ela visa garantir que os processos sejam conduzidos de forma segura e eficaz, minimizando possíveis impactos negativos que possam surgir.
A Matriz é construída levando em consideração as especificidades de cada gerência vinculada a SGI. Vale ressaltar que a matriz de riscos não é uma ferramenta estática, mas sim um processo contínuo de monitoramento e atualização.
Comunicação Setorial – Economia