Subsecretária defende ação dos Estados contra a sonegação

Equipe de auditores fiscais do Estado de Alagoas, incluindo o secretário-adjunto da Fazenda, Francisco Suruagy, visita a Secretaria da Economia de Goiás para conhecer a Central de Operações Estaduais (COE) e vários programas de fiscalização. Ao recebê-los, a subsecretária da Receita Estadual, Renata Lacerda Noleto, destacou a importância dos estados trabalharem em sintonia no combate à sonegação.

“Nós avançamos com a COE, que utiliza tecnologias modernas e eficazes, mas não estamos parados. Queremos avançar cada vez mais e, além de mostrar a nossa experiência exitosa a outros Estados, queremos trocar conhecimentos e conhecer também o trabalho deles. Nosso objetivo é fortalecer o trabalho nas fronteiras, evitar a evasão fiscal, e também atender bem o contribuinte, facilitando o pagamento dos impostos”, resumiu a subsecretária.

Os visitantes, no total de seis, conheceram o Infotrânsito, que sustenta o trabalho da COE na fiscalização de mercadorias em trânsito, baseado no uso de modernas tecnologias de monitoramento e de inteligência artificial, com cruzamento de dados fiscais em tempo real. Está em funcionamento desde abri. Ele utiliza antenas espalhadas pelas rodovias goianas, equipadas com câmeras de tecnologia OCR, capazes de fazer a leitura óptica das placas dos veículos.

A visita durou dois dias, ontem (1/6) e hoje (2/6). O superintendente de Controle e Fiscalização, Marcelo Mesquita, organizou a agenda de acordo com o interesse da Sefaz de Alagoas. Eles falaram com vários gerentes, além da equipe do COE, e discutiram temas ligados à malha fina, prospecção de auditorias e o sistema de cobrança.

Marcelo Mesquita diz que a experiência goiana de fiscalização será apresentada na próxima semana à equipe da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (MG). “Nosso modelo veio para revolucionar a cultura de fiscalização dentro do sistema de monitoramento de mercadorias em trânsito como também na parte de prospecção de malha EFD, NF-e e documentos fiscais em geral”, afirmou.

O secretário-adjunto de Alagoas gostou do que viu. “Viemos para absorver conhecimento do sistema de arrecadação tributário de Goiás e a missão foi cumprida”. Suruagy retornou mais cedo para atender compromissos em Maceió.

Comunicação Setorial – Economia

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo