Novos auditores vão discutir fiscalização de trânsito de mercadorias

Os auditores fiscais recém-empossados e que participam de curso de formação na Secretaria da Economia farão treinamento na fiscalização de mercadorias em trânsito no Estado de Goiás a partir do dia 3 de abril. Eles vão atuar com equipes das 12 Delegacias Regionais de Fiscalização e terão “experiência inovadora e proveitosa para o exercício de suas funções”, avalia o superintendente de Controle e Fiscalização, Marcelo Mesquita.

A Superintendência que ele comanda é responsável por propor, executar e controlar as políticas de fiscalização e arrecadação tributária da Secretaria. Também cuida do intercâmbio com outros órgãos da administração pública, objetivando a colaboração mútua em matéria de natureza fiscal e planeja, coordena e controla as atividades de inteligência fiscal para produção de conhecimentos reveladores sobre práticas de fraudes fiscais estruturadas.

Como tem atuação abrangente e de grande importância para a Pasta, a Superintendência assumiu o compromisso de lançar R$ 150 milhões em crédito em 2023. O crescimento do lançamento dos autos de infração vai contar com a ajuda dos auditores novatos.

“Eles são importantes para o novo modelo de fiscalização que adotaremos a partir de abril, com tecnologia, uso de antenas, e o cruzamento de dados fiscais. A intenção é barrar as cargas com suspeita de sonegação, checar sua documentação e lavrar os autos, casos as notas não confiram com a mercadoria transportada”, afirma Marcelo.

Além de cargas em geral, oriundas do próprio Estado ou de outras unidades, os auditores fiscais vão aprender na prática como fiscalizar a colheita da safra agrícola. Em maio aumenta o transporte de milho nas rodovias goianas.

Após sua explanação, o superintendente fez questão de conversar com cada um dos auditores, para conhecer suas experiências profissionais, ouvir suas histórias e expectativas. “Gostei muito da turma”, elogia. Caberá a ele definir as seções onde vão atuar após o curso, mas os auditores também podem escolher suas preferências, com base na lista de classificação do concurso.

Comunicação Setorial – Economia

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo