Economia celebrou o Dia Internacional da Mulher com bate-papo inspirador com Cristiane Schmidt
Servidoras também participaram de atividades como Danças Circulares dos Povos e Fit Dance
Centenas de servidoras da Secretaria da Economia participaram da confraternização especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Secretaria da Economia. O evento ocorreu pela manhã, no Centro de Convivência da unidade. Na oportunidade, foi servido um café às participantes e, em seguida, um bate-papo com a titular da Pasta, Cristiane Schmidt, que contou histórias de sua trajetória inspiradora na vida pessoal e profissional.
A conversa foi conduzida por Kélvia Albuquerque, que assumirá o cargo de secretária adjunta da Pasta. Ela explorou aspectos da vida pessoal e profissional de Schmidt, destacando sua liderança, determinação e assertividade. Em sua mensagem, Cristiane falou da necessidade das mulheres terem cooperação e cuidado entre si.
“Primeiro, nós mulheres temos que nos ajudar. Tendo possibilidade, olhem uma para a outra, se ajudem. Estamos vendo aí o aumento do feminicídio e do abuso contra as mulheres, principalmente na pandemia. Se você vir, denuncie, não deixe passar. Precisamos nos dar as mãos”, alertou.
Schmidt também falou sobre os valores essenciais que permeiam sua trajetória profissional como o foco no trabalho em equipe, na união, na energia cooperativa e na ética profissional e humana. “Precisamos ter, sobretudo, resiliência e persistência, principalmente, no mundo machista que a gente está”, assinalou.
Ao ser questionada sobre o desafio de liderar a Secretaria da Economia e as resistências que precisou superar, Schmidt se emocionou. "A vida é curta pra ser pequena”, disse.
“Vim para Goiás, recusei ofertas generosas no setor privado, porque vi que tinha um grande desafio. Eu sabia que haviam 7,2 milhões de pessoas afetadas no seu cotidiano por conta de má gestão estatal. Eu podia e quero ajudar”, respondeu.
Entre as lideranças femininas do quadro da secretaria da Economia, estiveram presentes, além de Kélvia Albuquerque, a Corregedora Fiscal Lilian Fagundes, a subsecretária da Receita Estadual Renata Noleto, a chefe de Comunicação Káttia Daniel, e várias superintendentes e gerentes. Também participaram a titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), Fabiana Mancuso Ganga e a comandante do Batalhão Fazendário Militar (BPMFAZ), Major Kamila Fernandes.
Mudança de paradigma
Desde que assumiu em 2019, Schmidt buscou dar oportunidades, sem discriminação de gênero, nos mais importantes postos na Secretaria. Atualmente, a Secretaria da Economia conta com 19 mulheres em cargos-chave de liderança. Além da secretária adjunta, outras duas subsecretarias (cargo mais alto) são ocupados por servidoras, além de duas superintendências, 11 gerências, Corregedoria, Comunicação Setorial e Ouvidoria. Acrescente-se a isso várias supervisões e coordenações lideradas por servidoras nas unidades da Economia de todo Estado.
Pela primeira vez na história, uma mulher foi empossada na subsecretaria da Receita Estadual, a auditora fiscal Renata Lacerda Noleto. “Vejo essa missão que a Cristiane me confiou como um marco para as mulheres que virão depois de mim. Nós cuidamos de maridos, filhos, e podemos também ter desafios profissionais”. Ela acrescentou, ainda, que buscará ter o mesmo olhar sem discriminação para quem se destacar no quadro fiscal.
Atividades
O evento foi organizado pela Superintendência de Gestão Integrada (SGI), por meio da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGPD), que pelo Programa Econovida trouxe algumas atividades para o evento. Entre elas, sorteios de brindes; stands com produtos das servidoras parceiras do Economix; apresentação de Danças Circulares dos Povos, com a auditora fiscal Cláudia Prado de Paula e Oficina de Fit Dance com o personal dancer Flávio Marinho.
Comunicação Setorial – Economia