Terceira fase da operação “Grãos” começa terça-feira, 5


04 de setembro de 2017

 

Em ação conjunta, a Secretaria da Fazenda e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), iniciam dia (terça-feira), nova etapa da operação “Grãos”, com foco na fiscalização do plantio de feijão, em todo o Estado. Esta é a terceira fase do programa que consistirá em visitas a 463 propriedades produtoras de feijão, responsáveis pelo plantio de 55 mil hectares do grão.

A edição deste ano, com foco na produção de feijão, tem como objetivo coibir a sonegação de ICMS nesse setor do agronegócio. De acordo com o gerente de Arrecadação e Fiscalilzação, Luciano Pessoa, nesta terceira fase, as equipes de fiscalização da Secretaria da Fazenda, vão verificar a regularidade tanto do estoque quanto do escoamento da safra. Enquanto isto, caberá à Agrodefesa fiscalizar se o vazio sanitário está sendo respeitado pelos produtores.

As ações envolvem todas delegacias regionais de fiscalização que atuarão em parceria com agentes da Agrodefesa. Durante as visitas serão verificados os documentos relativos à compra de insumos, bem como a checagem de área plantada para posterior confirmação da documentação fiscal referente à produção obtida. A operação “Grãos” teve início em junho passado, que levou em consideração o levantamento das áreas cultivadas a partir dos dados de geoprocessamento, a confirmação com produtores que comercializam os produtos e a utilização de dados do cadastro da Agrodefesa.

No início do programa, em junho último, cerca de 100 proprietários rurais passaram pelo processo de verificação de colheita do feijão irrigado. Já em julho, 155 produtores também passaram pelo sistema de monitoramento da safra de grãos do período.

Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo