Call Center recupera mais de R$ 700 milhões em 2017


28 de dezembro de 2017

O setor de Call Center da Secretaria da Fazenda de Goiás, da Superintendência de Recuperação de Créditos, recuperou neste ano R$ 720,5 milhões oriundos de 33,8 mil autos negociados com os contribuintes por telefone. Foram realizadas 138 mil ligações e 28,2 mil contribuintes foram efetivamente cobrados.

O trabalho de telecobrança na Sefaz goiana, pioneiro no Brasil, tem conseguido otimizar a recuperação de ativos. “É o momento onde o contribuinte tem a chance de tirar dúvidas, atualizar o cadastro e conhecer todos os caminhos de acesso à regularização”, afirmou o supervisor da Cobrança Administrativa, da Gerência de Processos e Cobrança, Humberto Pinheiro.

Do total negociado via call center, R$ 144 milhões foram pagos à vista e R$ 576,4 milhões foram parcelados. A telecobrança é um dos pilares da recuperação de créditos na Sefaz, junto à cobrança qualificada e sistema de estratificação dos débitos, além de instrumentos legais como o protesto das dívidas em cartório, a possibilidade de envio ao Serasa e a representação fiscal para fins penais.

Inovação: O superintendente de Recuperação de Créditos, Luciano Caldas, revela que no próximo ano o trabalho será realizado em novo sistema mais eficiente ainda. As discagens serão automáticas e só serão repassadas ao operador de telecobrança caso o contribuinte atenda. Para se ter uma ideia, o balanço parcial até começo de dezembro revela que 365,7 mil números de telefones foram discados pelos operadores. A previsão é triplicar essa meta com a otimização trazida pela nova tecnologia.

De acordo com Luciano Caldas, o mais importante no novo sistema é que ele integrará todos os bancos de dados da Sefaz permitindo a agilidade na busca de informações no momento de realizar a cobrança via call center. Esse será o primeiro sistema de cobrança de débitos estaduais (ICMS, ITCD e IPVA) com banco de dados completamente integrado.

Comunicação Setorial – Sefaz

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