Para secretário da Fazenda a convalidação de incentivos beneficia o País


19 de dezembro de 2017

Ao participar da assinatura de protocolo de intenções entre o Governo de Goiás, empresas e prefeituras para a instalação de onze novas empresas no Estado, o secretário da Fazenda, João Furtado, lembrou a luta empreendida pelo governador Marconi Perillo pela convalidação dos incentivos fiscais, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no último dia 15/12, sexta-feira.

“Isso só foi possível depois de uma longa guerra, quando, a bordo da guerra fiscal, todos nós temíamos o destino dos investimentos e do nosso desenvolvimento, e o governador Marconi lutou por Goiás e pelos Estados. Com a liderança firme do governador Marconi, com muita peregrinação, visitando Estado por Estado para defender uma solução onde todos ganhariam”, disse.

O secretário ressaltou que, mesmo com a sanção da Lei Complementar 160/2017, que convalida os incentivos fiscais, ocorrida em agosto, a vitória só seria alcançada com a aprovação pelo Confaz, conquista alcançada também graças ao trabalho de Marconi. “Chegamos para a última reunião do Confaz divididos. O Brasil estava dividido na sexta-feira passada. O Sudeste não queria aprovar a convalidação, notadamente São Paulo, Paraná e Amazonas. Até chegar nesse momento não tínhamos condições de votação. Aí entrou a estratégia que definiu o resultado. O governador Marconi, presidente do Consórcio de governadores do Brasil Central, elaborou uma estratégia vencedora”, contou.

Lembrou que Marconi buscou a assinatura de governadores do Brasil Central e também dos Estados do Norte e Nordeste. “Quando chegamos para votar, esse documento já estava nas mãos do ministro do STF; que informou que o governador Marconi havia mostrado que os governadores do Consórcio haviam fechado questão. E nós tínhamos governadores do Norte e Nordeste também. Foi uma estratégia importantíssima. Tivemos a oportunidade de discursar que o Brasil precisava de uma decisão corajosa e política, que os governadores haviam tomado”, rememorou.

João Furtado ressalvou que, com isso, foi possível alcançar a aprovação da convalidação dos incentivos fiscais pelo Confaz, e garantir às empresas que chegam ao Estado a manutenção dos benefícios e segurança jurídica. “Caminhamos para o acontecimento histórico. Os incentivos estão convalidados. Os empresários que hoje assinam esse protocolo vão encontrar a melhor ambiência, uma equipe profissional e preparada a aplicar esses benefícios que os senhores conquistaram em Goiás. Estamos prontos para que Goiás continue crescendo e se desenvolvendo”, declarou.

Desenvolvimento Regional

Os prefeitos dos municípios que receberão os investimentos das 11 novas empresas que assinaram nesta segunda-feira (18/12) os contratos com o governador Marconi Perillo destacaram o trabalho do Governo de Goiás em prol do crescimento econômico das diferentes regiões do Estado. Eles agradeceram os empresários e os esforços do governador para garantir a instalação dos empreendimentos, que totalizam R$ 500 milhões e a geração de mais de 4 mil empregos diretos e indiretos.

“O governo Marconi fez todos os esforços para a implantação dessas empresas”, disse o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, do PTB. “Vemos com muito bons olhos os esforços do governo do Estado para implantação dessa empresa em Anápolis, e de todas as outras que estão chegando”, disse. O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, do PMDB, disse que “a economia do interior tem crescido muito, como mostrou o Insituto Mauro Borges, e isso de deve aos investimentos e ao empenho do governador Marconi”.

“Estamos muito felizes pela cooperação com o município de Itumbiara. Goiás vai na contramão do problema de crise econômica do Brasil e continua em franco desenvolvimento, graças a essa gestão bem planejada do governador Marconi”, disse o prefeito de Itumbiara, José Antônio, do PTB. “É com muita alegria que Ipameri recebe a Caramuru, e agradece ao governador Marconi por ser tão municipalista, sempre levando empresas para nossa cidade, gerando emprego e renda”, afirmou Daniela Vaz, prefeita de Ipameri, do PSDB.

Onze grandes empresas vão se instalar em Goiás no decorrer de 2018. Na tarde de hoje, em evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Marconi Perillo assinou com empresários e prefeitos de nove cidades protocolo de intenções para instalação das fábricas nas cidades de Anápolis, Goianésia, Abadia de Goiás, Cachoeira Alta, Jataí, Itumbiara, Ipameri, Campos Verdes e Santo Antônio da Barra. Juntas, as empresas vão investir no Estado R$ 485.950.000,00, e gerar 4.186 empregos diretos e indiretos. “Estamos na vanguarda da economia nacional”, disse Marconi.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo