Delegacia fiscal de Goiânia atua para expandir NFC-e
18 de janeiro de 2018
A Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia vai montar força-tarefa até o final deste mês para convencer os contribuintes varejistas da Capital e cidades vizinhas a emitirem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), deixando de utilizar de uma vez por todas o cupom fiscal e a nota fiscal de venda a consumidor. A mudança está em vigor desde o dia 1º deste mês e o prazo de adoção do novo modelo não será alterado.
O delegado Fernando de Paula Bittencourt diz que o trabalho será feito com visitas às empresas, vistorias e autuações e também com malhas para cruzar dados fornecidos pelos contribuintes e pelas operadoras de cartão de débito e crédito. Ele estima em aproximadamente 30 mil os contribuintes na sua circunscrição que ainda não fizeram a troca do equipamento para a emissão do documento fiscal.
Empresas de todos os segmentos do varejo e de todos os portes, inclusive as micros e pequenas empresas do Simples, são obrigadas a emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica. Ela é vantajosa para o contribuinte por dispensar a homologação do software pelo fisco, o uso de impressora comum, a simplificação das obrigações acessórias e permitir a transmissão on-line.
Como fazer– Para passar a emitir a NFC-e a empresa deve, primeiramente, se cadastrar no site www.nfce.go.gov.br. Depois, deve cessar o Emissor de Cupom Fiscal (ECF-e), cuja baixa deve ser solicitada junto à Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia. Clique aqui para conferir os passos que devem ser seguidos para a adoção da NFC- e.
Comunicação Setorial – Sefaz