Autuada carga de óleo lubrificante em Goiânia


28 de junho de 2017
Na manhã de ontem (27), a Gerência de Combustíveis da Secretaria da Fazenda flagrou carga de óleo lubrificante transitando com documento fiscal irregular em Goiânia. A gerência já vinha acompanhando operações da empresa pelo programa Fiscalização Inteligente e Seletiva (FIS), por suspeita de irregularidades habituais. A carga, vinda de São Paulo, tinha como destino um atacadista de Aparecida de Goiânia e foi autuada pelo transporte irregular e o proprietário pagou R$ 15 mil de diferença do ICMS mais R$ 6 mil pela multa.

“A Gerência suspeitava de subfaturamento nas operações, e por isso, acompanha mais de perto os industriais e atacadistas”, explica o auditor Jorge Arquimedes. No trabalho, os auditores observaram a chegada do caminhão. Foi constatada a fraude na nota fiscal e lavrado o auto de infração.

Com o FIS é possível cruzar informações de documentos como Notas Fiscais (NFe) emitidas, Conhecimentos de Transportes (CTe) e obrigações acessórias, com dados cadastrais de empresas e transportadoras e alterações em quadros societários. Com o cruzamento desses dados, o sistema consegue criar uma blacklist com sonegadores contumazes. Dessa forma, os auditores podem rastrear um caminhão durante toda a viagem e escolher o melhor ponto para a abordagem. Esse rastreamento é feito através das antenas da ANTT ou da Agetop, órgãos parceiros do projeto.

Comunicação Setorial-Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo