Técnicos da Fazenda paulista visitam Sefaz de Goiás


07 de abril de 2017

O modelo de recuperação de crédito da Sefaz chamou atenção de técnicos da Fazenda estadual de São Paulo. Um grupo de servidores visitou a Gerência de Recuperação de Créditos (Gerc) da Pasta nesta sexta-feira (07/04) para conhecer os avanços que vêm sendo feito desde o ano passado. “O fisco está em evolução permanente. Acreditamos que Goiás poderá contribuir conosco nesse setor”, afirmou o diretor adjunto da diretoria executiva de administração tributária de são Paulo, Vanderley Correa Fidelis.

O diretor observa, ainda, que algumas práticas já devem ser executadas após a visita. “Temos interesse imediato no método de arrolamento administrativo de bens para aperfeiçoar nossa legislação, e creio que sairemos daqui prontos para aplicar essa modalidade em são Paulo”, ressaltou.

O grupo conheceu também as dependências da Gerc. O gerente de Recuperação de Credito da Sefaz, Marcos Rogério Barreto, demonstrou alguns avanços do novo modelo de recuperação de créditos que foi desenvolvido com auxílio de uma consultoria externa. Segundo ele, o projeto goiano acompanha o fluxo da dívida desde o momento anterior à autuação até a fase da execução fiscal. “Estamos voltados de forma macro para todo o processo”, salientou.

Esse novo modelo abrange desde instrumentos administrativos – filtros corretos de cobrança, classificação dos créditos e dos contribuintes, envio a protesto, inclusão na Serasa, telecobrança, envio de cartas e e-mail – até instrumentos jurídicos como ações cautelares para evitar a perda do objeto de arrolamento. Além disso, ressalta Marcos Rogério, houve uma mudança de cultura na recuperação de créditos no estado, por exemplo, a participação do auditor na cobrança qualificada com foco nos grandes devedores.

Comunicação Setorial – Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo