Educação Fiscal apresenta planejamento das ações para 2025
Programa busca reduzir a percepção equivocada sobre os tributos e mostrar a relação entre impostos e os serviços públicos
Com o objetivo de discutir o planejamento das ações a serem implementadas em 2025, a coordenação do programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia realizou, nesta segunda-feira (16/12), uma reunião com equipes da Subsecretaria da Receita Estadual e da Superintendência de Informações Fiscais. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Complexo Fazendário, em Goiânia.
Durante a reunião, o coordenador do programa em Goiás, o auditor fiscal José Humberto Corrêa Miranda, apresentou em detalhes as propostas da Educação Fiscal que serão colocadas em prática a partir do próximo ano. Entre as principais ações previstas estão: reduzir a percepção equivocada da população sobre a tributação; demonstrar a relação entre o pagamento de tributos e os benefícios gerados para a sociedade; preparar os contribuintes para a implementação do novo sistema de tributação que entrará em vigor com a reforma tributária no Brasil.
Educativo
Outros projetos de cunho educativo também integram o calendário do programa de Educação Fiscal para o próximo ano. Entre eles estão o curso “Mito ou Realidade”, que tem como objetivo orientar a população sobre a falsa percepção de desconexão entre o pagamento de impostos e os serviços oferecidos pelo poder público, e o curso “Sua Nota Vale 100”, que busca desmistificar a percepção negativa da sociedade em relação aos tributos.
Além disso, será reforçada a implementação do game interativo “Cidadando na Mesmolândia”, uma iniciativa lúdica e educativa para ampliar a conscientização fiscal, e realizados concursos de redação com o intuito de engajar estudantes e estimular reflexões sobre a importância da tributação e da cidadania fiscal.
“A nossa proposta é levar a Educação Fiscal de forma simples, clara e prática a públicos específicos, como estudantes, servidores e cidadãos em geral. Utilizaremos canais de comunicação diversificados, incluindo plataformas online para cursos e jogos, além de atividades presenciais, com destaque para visitas técnicas a escolas, instituições públicas e privadas”, destacou José Humberto Miranda, coordenador do programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia.
A reunião contou com as presenças da subsecretária da Receita Estadual, Lilian Fagundes; do Superintendente de Informações Fiscais (SIF), Luciano Pessoa; da gerente de Informações Econômico-Fiscais, Lívia Cristina de Castro Cavalcante, e do servidor Gyowany Dias, da Coordenação de Educação Fiscal da Economia, entre outros.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás