Economia orienta órgãos sobre monitoramento do Plano Plurianual

Com foco no fortalecimento da Rede de Planejamento do Estado, o 2º Integra Planejamento também marcou o lançamento do Boletim de Indicadores Socioeconômicos de Goiás

O processo de encerramento do monitoramento do Plano Plurianual (PPA) para o exercício de 2024 foi um dos temas do 2º Integra Planejamento, evento promovido pela Secretaria da Economia, por meio da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, nesta quarta-feira (30/10). O encontro ocorreu no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O evento, cuja primeira edição foi realizada em 8 de outubro, busca fortalecer a Rede de Planejamento do Estado de Goiás, formada por servidores que atuam na área em diferentes órgãos da administração direta e indireta. Secretário da Economia, Sérvulo Nogueira destacou o trabalho de resgate da função da área de planejamento dentro do Estado.

“Quem, dentro da estrutura de governo, é responsável por conectar o que entregamos aos resultados dessas entregas? É o setor de planejamento. Assim, a função primordial do planejamento na administração pública é orientar a ação governamental. E essa ação só faz sentido se trouxer melhorias, algum avanço nas condições de vida da população”, destacou o titular da Economia.

O Integra Planejamento é uma iniciativa da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, que atua como unidade central do Estado na área de gestão de planejamento.

“Não podemos limitar o planejamento do Estado apenas à gestão de recursos. É essencial refletir sobre as políticas públicas e suas prioridades, monitorar sua execução e avaliar os resultados. O foco deve estar nas entregas para a sociedade e, se necessário, devemos buscar alternativas, recursos ou parcerias para alcançar os objetivos,” afirmou Danielle Gomes de Oliveira, subsecretária Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação.

Monitoramento do PPA
A apresentação técnica do segundo encontro reforçou a importância da qualidade dos dados enviados pelas pastas para o encerramento do monitoramento do PPA em 2024. “Nós vamos complementar esse trabalho de acompanhamento e orientação através do lançamento do manual de encerramento do monitoramento do exercício de 2024. Também vão ser feitas várias oficinas com as pastas no mês de novembro”, descreveu a superintendente de Monitoramento e Avaliação, Daiany de Oliveira Santos.

Os órgãos têm até 15 de janeiro de 2025 para entrega das propostas de monitoramento de 2024, que destacam o desempenho de cada pasta, as metas físicas e as estimativas financeiras pactuadas, os resultados das ações e os benefícios para a população. Os dados serão encaminhados à Controladoria-Geral do Estado e, em seguida, ao Tribunal de Contas do Estado para avaliação do cumprimento das metas governamentais.

O servidor Macgawer Macedo, da Diretoria-Geral de Polícia Penal, fez questão de participar da manhã de treinamento. “O planejamento é fundamental para o sucesso da nossa missão, que é servir ao público e entregar um Estado melhor”, resumiu.

A Economia apresentou ainda o Boletim de Indicadores Socioeconômicos de Goiás, uma ferramenta para auxiliar gestores na formulação e monitoramento de políticas públicas. Trata-se ainda de um material de consulta pública, com resultados em áreas como educação, segurança pública e demografia.

“A apresentação foi feita de modo simples e didático para que o cidadão possa verificar o que o Estado oferece. Afinal de contas, são as pessoas que contribuem, pagam seus impostos. O Estado arrecada e isso é devolvido para a população em forma de serviços”, afirmou a superintendente de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Soares de Oliveira. Acesse o Boletim de Indicadores.

Fotos: Denis Marlon

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo