Veterinário da Agrodefesa faz palestra sobre Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares na Faculdade Anhanguera, em Anápolis

Em palestra realizada hoje (20/11) na Faculdade Anhanguera, em Anápolis, o fiscal estadual agropecuário, médico veterinário Emanoel Tomé Regis Ramos, da Agrodefesa, fez ampla abordagem sobre o Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares e sobre o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA. Participaram do evento estudantes de áreas afins, criadores e profissionais médicos veterinários.

O profissional abordou todas as questões principais das doenças vesiculares, com foco na febre aftosa, especificando detalhes das características da vacina, dosagem, conservação, transporte, vias de aplicação e declaração da vacinação. Emanoel Ramos tratou também das medidas que vêm sendo adotadas para a retirada da vacina contra a aftosa em 2021, lembrando inclusive que os criadores precisam informar as coordenadas geográficas das propriedades, bem como as rotas de acesso, que são exigências do PNEFA.

O palestrante discorreu ainda sobre notificações de suspeita de enfermidades vesiculares, explicando como são implementadas as ações da defesa sanitária animal. Trânsito de animais, emissão de Guias de Trânsito Animal – GTA, fiscalização do comércio de vacinas e orientação sobre cadastro de médicos veterinários para a realização da vacinação contra brucelose também foram temas focalizados.

Equídeos e suínos

O Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos também mereceu atenção durante a palestra. Emanoel Ramos falou sobre a Anemia Infecciosa Equina – AIE e Mormo, males que também requerem atenção e cuidados do serviço de defesa sanitária animal e dos criadores. Ele alertou os veterinários presentes para a necessidade de habilitação para realização de exames de AIE e Mormo. Ele aproveitou ainda para repassar orientações sobre enfermidades como Brucelose e Peste Suína Clássica – PSC, neste último caso como está a situação atual no Estado e resultados das campanhas de controle em Goiás.

Participaram da palestra dos professores de curso de Medicina Veterinária, médica veterinária professora Juliana Dias Martins (coordenadora do curso) e o coordenador da Clínica Veterinária e Fazenda Escola da Faculdade Anhanguera, o veterinário Arthur Francisco Júnior. Da Agrodefesa, esteve presente também o fiscal estadual agropecuário José Francisco do Nascimento. Ao longo da exposição, os participantes fizeram perguntas e eliminaram dúvidas sobre os temas apresentados.

Assessoria de Comunicação – 3201-3546

  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo