Treinamento de Vigilância Ativa passa por oito regionais


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Gerência de Sanidade Animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) faz um balanço positivo da atualização teórico-prática sobre vigilância ativa para propriedades de maior risco para Febre Aftosa, realizada em oito Unidades Regionais da Agrodefesa, de julho a novembro deste ano. Ao todo, 148 Fiscais Agropecuários (médicos veterinários e zootecnistas) e Agentes de Fiscalização foram treinados durante os quatro meses de realização do evento. A expectativa é que as quatro regionais que ainda não receberam o treinamento participem da atualização no início de 2017. 

A coordenadora do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares (Peev) da Agrodefesa, Mercia de Oliveira, explica que a atualização faz parte do Plano de Ação do Peev. Segundo ela, os temas abordados nos eventos foram vigilância ativa para Febre Aftosa, propriedades de maior risco, receptividade e vulnerabilidade, alerta sanitário, coleta de material suspeito para síndromes vesiculares, noções de epidemiologia, treinamento prático de coleta de material, preenchimento e lançamento de termos de fiscalização no Sidago.

Mercia destaca que após os treinamentos eram distribuídos fichas de avaliação nas quais os participantes avaliavam os pontos positivos e negativos. “Os pontos destacados como positivos foram os treinamentos práticos e o Sidago”, diz ela. A coordenadora acrescenta que este tipo de ação é muito importante para a padronização das ações dos programas sanitários e para conhecimento das atividades desenvolvidas pelos servidores lotados na sede e nas Unidades Locais. “Além de ser um momento de interação entre os vários setores da Agrodefesa” avalia Mercia. 

Receberam a atualização as Unidades Regionais Rio das Almas, Rio das Antas, Rio do Ouro, Rio dos Bois, Rio Corumbá, Rio Itiquira, Rio Paranaíba e Rio Paranã. A Gerência de Sanidade Animal pretende fazer ainda outros treinamentos similares a este porém relacionados aos demais programas sanitários animal.

















Texto: Leydiane Alves – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa / Foto: Gerência de Sanidade Animal

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo