Técnicos da defesa agropecuária do Tocantins passam por treinamento com servidores da Agrodefesa para uso do Sidago
Por meio de cessão de uso, tecnologia desenvolvida em Goiás é utilizada também no estado do Tocantins
Para promover intercâmbio de informações, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) recebeu, no período de 21 a 23 de fevereiro, em sua sede, em Goiânia (GO), a visita de profissionais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec). O foco foi proporcionar apoio técnico e troca de experiência em relação ao uso do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago), plataforma desenvolvida em Goiás e que está sendo utilizada, por meio de cessão de uso, no Tocantins.
Servidores da Agrodefesa das Gerências de Sanidade Vegetal e de Educação Sanitária compartilharam dados e orientaram sobre programas de agrotóxicos, sementes e mudas, cadastro de revendas de insumos agropecuários e programas de sanidade vegetal, em especial soja e algodão, entre outros.
O Sidago foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Agrodefesa. A plataforma integra informações estratégicas de defesa agropecuária animal e vegetal, acompanha em tempo real o trânsito agropecuário e permite ao gestor a tomada assertiva de decisões. A tecnologia é referência no País, tendo sido exportada para 14 estados brasileiros. “São unidades da Federação que conheceram o sistema, verificaram a importância da tecnologia e assinaram acordos de cooperação para poderem utilizar o Sidago como forma de desburocratizar o trabalho do produtor”, explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
Benefícios
Com a iniciativa, na palma da mão, de qualquer lugar do país, pecuaristas e agropecuaristas cadastrados podem acessar a plataforma que oferece informações para a tomada de decisões estratégicas no campo. “Essa procura de outros estados pelo Sidago só reforça que estamos no caminho certo em proporcionar uma plataforma que ajuda a modernizar e agilizar os serviços oferecidos aos produtores. Por isso, estamos abertos para esse intercâmbio de informações e parcerias”, reforça o gerente de Tecnologia da Agrodefesa, Carlos Henrique Castro Howes.
Para usar o Aplicativo, o produtor deve possuir login e senha do Sidago. Caso ainda não possua, poderá obter uma senha acessando o site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), no ícone Sidago e depois no link Primeiro Acesso.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás