Serviço de Inspeção Estadual da Agrodefesa é auditado pelo Ministério da Agricultura

Trabalhos foram iniciados na tarde de ontem e vão continuar até sexta-feira (2/6). Equipe do Mapa vai visitar também indústrias de produtos de origem animal para verificar eficiência do serviço

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) recebe esta semana uma equipe de auditores federais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que fará auditoria de conformidade no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). O objetivo é verificar a assertividade dos procedimentos de inspeção a fim de garantir a manutenção da equivalência do SIE junto ao Ministério, no âmbito do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

A auditagem é de suma importância para a Agrodefesa porque, uma vez constatada a conformidade, a Agência manterá a autorização conferida pelo Mapa de autorizar que indústrias de processamento de produtos de origem animal comercializem seus produtos para todo o território nacional e não apenas em Goiás. Desde 2014, a Agrodefesa mantém esse status, uma vez que em todas as auditorias já realizadas por técnicos do Mapa, os procedimentos estavam em conformidade e equivalentes ao Sisbi-POA.

Importância

Na reunião de abertura dos trabalhos, o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, destacou a importância das auditorias do Mapa, reforçando que a medida pode ajudar a Agência a manter e aperfeiçoar os seus procedimentos de inspeção. Ele desejou boas-vindas aos auditores e colocou a equipe da Gerência de Inspeção à disposição para oferecer todo o suporte necessário aos trabalhos a serem desenvolvidos pela equipe federal.

Até sexta-feira, os auditores federais vão verificar toda a parte documental do Serviço de Inspeção Estadual, os processos operacionais, avaliar resultados e procedimentos adotados. Após esta etapa, eles também vão fazer visitas a indústrias de processamento de produtos de origem animal onde avaliam se as normas e medidas adotadas pela Agrodefesa estão em conformidade com as exigências legais previstas pelo Sisbi-POA.

Após todas as etapas a equipe do Ministério elabora relatório final em que atestam a assertividade dos procedimentos, mas também apontam inconsistências, se for o caso, e medidas para correção de rumos. Todo o trabalho de auditoria a ser realizado ao longo da semana tem acompanhamento e apoio do gerente de Inspeção, Paulo Viana Filho, e da equipe de inspeção que atua na sede.

Presidente da Agrodefesa, José Caixeta, e técnicos da Gerência de Inspeção se reúnem com auditores federais do Ministério da Agricultura  

Auditoria prevê análise documental e inspeção de empresas processadoras de produtos de oritem animal para verificar conformidade  Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo