Prestação de Contas das Gerências ao Comitê Setorial de Compliance da AGRODEFESA
Na manhã de hoje, foi realizada uma importante reunião, por videoconferência, que reuniu o Comitê Setorial de Compliance da Agrodefesa, membros da Secretaria Executiva desse Comitê, gerentes das áreas vinculadas a Diretoria de Gestão Integrada, assessora presidência, assessores das Diretorias, colaboradores que atuam nas gerências e consultores da Controladoria Geral do Estado.
O foco principal da reunião foi a apresentação pelas Gerências vinculadas à Diretoria de Gestão Integrada dos resultados do 1° quadrimestre de 2021 referentes a implementação do Programa de Compliance Público na Agrodefesa.
Foi apresentado ao Comitê Setorial a prestação de contas e monitoramento de resultados do 1° quadrimestre de 2021, que segundo o Diretor Augusto Amaral, demonstra a efetiva busca na melhoria contínua de processos de gestão de riscos na Agrodefesa.
Dentre os maiores destaques apresentados, apontamos o que foi relatado pelos Gerentes. Segundo o Gerente de Tecnologia, Carlos Howes, houve redução de 28% e 50% no tempo médio de atendimento ao usuário interno e externo, para dúvidas e problemas, respectivamente; realização de manutenção de equipamentos e redes nas unidades regionais e locais; aporte financeiro de R$ 915.000,00 a serem investidos no SIDAGO, com recursos do MAPA. Já a assessora da Gerência de Gestão e Finanças, Daniellly Gomes, destacou o avanço no desenvolvimento do Manual de Procedimentos Administrativos de Autos de Infração.
O Gerente de Compras e Apoio Administrativo, Ivan Mendonça destacou a implementação de sistema de banco de preços e avanços na gestão de processos de aquisições, contratações e convênios. E a Gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Roberleine Santos, destacou a realização de pesquisa de satisfação junto aos servidores para desenvolvimento do plano de capacitação e valorização dos servidores; desenvolvimento do plano de reestruturação funcional da Agência; e avanços no projeto de digitalização e informatização de dossiês funcionais.
O Diretor Augusto Amaral, representando o Presidente José Essado Neto, que fez a abertura e condução da reunião, destacou que: “Quando reunimos um grupo tão seleto para tratar de assuntos tão relevantes ao serviço público, nos trás muita satisfação. Importante ressaltar que o trabalho foi iniciado em meados de 2020, e alguns resultados já foram contabilizados naquele último quadrimestre, porém não se comparam aos mensurados e perceptíveis no 1° quadrimestre de 2021. Certamente, todos estes resultados só foram possíveis graças ao maior engajamento e aumento no grau de maturidade para o assunto, por parte dos servidores, em prol da efetiva melhoria dos processos administrativos.”
A Coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê Setorial do Compliance na Agência, Elíria Teixeira, parabenizou todos os gerentes pela condução dos trabalhos, e destacou que no primeiro quadrimestre de 2021 foram realizadas 38 reuniões ordinárias, entre a secretaria executiva, o comitê setorial e as gerências vinculadas a Diretoria de Gestão Integrada e Diretoria de Defesa Agropecuária, tratando da implantação, execução, monitoramento e melhoria dos processos do Programa de Compliance introduzidos na Agrodefesa, e que estas reuniões foram extremamente produtivas, especialmente pela integração dos servidores, gerando melhorias nos processos de gestão de riscos e com resultados positivos para a instituição.
Por fim, Tiago Borges e Warley Alves, Gestores de Finanças e Controle da Controladoria Geral do Estado – CGE, consultores do Programa de Compliance na Agência, em síntese e de uma forma geral, parabenizaram todos servidores pelo engajamento demonstrado. Tiago Borges, coroou a forma como os gerentes, trouxeram soluções, implementaram ações para minimizar riscos, avançaram na manualização e gestão de processos internos, avaliando muito positivamente os monitoramentos até o momento realizados. Warley destacou que a Agrodefesa está no caminho certo. E que pela apresentação do relatório do 1° quadrimestre de 2021, tem-se a expectativa de bons frutos para área finalística também. Ainda, destacou que percebeu bastante integração entre os envolvidos, desde o comitê até os servidores que atuam na ponta, o que é muito importante para evolução da maturidade em gestão de riscos da pasta.
Estavam presentes: os membros do comitê setorial do compliance da agrodefesa (Augusto Amaral Rocha; Sérgio Paulo Coelho; Luiz Bruno Moreira Roriz e Márcio Alessandro De Santiago Potenciano); os membros da secretaria executiva do comitê setorial do compliance da agrodefesa (Elíria Alves Teixeira, Assessora da Presidência e Coordenadora da Secretaria Executiva; José de Souza Reis Filho, Membro do Órgão Colegiado de Defesa Vegetal; Karla Caetano Fernandes, Assessora da Diretoria de Gestão Integrada; Ramon Rizzo Vasques, Assessor da Diretoria de Defesa Agropecuária; Carlos Henrique de Castro Howes, Gerente de Tecnologia; Daniela Rézio e Silva, Gerente de Sanidade Vegetal; Rafael Costa Vieira, Gerente de Laboratório de Análise de Diagnóstico Veterinário; Renan Willian Martins de Abreu, Coordenador Regional da Unidade Rio das Antas); Cesário Geraldo Galvão, Gerente substituto da Gerência de Gestão e Finanças; Danielly Annine Eugênia Gomes, Assessora da Gerência de Gestão e Finanças; Ivan José Mendonça, Gerente de Compras e Apoio Administrativo; Welson José Tanja, Assessor do Gerente de Compras e Apoio Administrativo; Ernesto Fleury assessoria de imprensa da Agrodefesa; Roberleine de Freitas Santos, Gerente de Gestão de Pessoas; Cristiane Apolo Correa Martins, Gerência de Compras e Apoio Administrativo; Jacqueline Pereira Gomes, assessora da Diretoria de Defesa Agropecuária; Tiago Vieira Borges, assessor de Controle Interno da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Warley Alves, gestor de Finanças e Controle da CGE.