Presidente da Agrodefesa destaca importância da cultura do feijão na edição de agosto do Agro em Dados

Boletim traz artigo assinado pelo titular da pasta, José Ricardo Caixeta Ramos. Estado deve colher volume recorde na terceira safra do grão

Goiás deve colher uma terceira safra recorde de feijão no ciclo 2022/2023. O volume estimado é de 182,3 mil toneladas do grão, aumento de 4,8% em relação à terceira safra do ciclo anterior. A notícia positiva é um dos destaques da edição de agosto do Agro em Dados, boletim mensal editado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A publicação traz um panorama completo da feijocultura goiana. 

Indicadores relevantes para o setor, como produção, produtividade, área plantada, valor bruto de produção (VBP), preços e exportações, aparecem ilustrados por gráficos e mapas no Agro em Dados. No caso do feijão, o leitor pode conferir também o ranking dos principais produtores entre os municípios goianos. A lista é encabeçada por Cristalina. Os números são acompanhados por análises produzidas pela equipe da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa.

A edição de agosto oferece, ainda, ao leitor um artigo do presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos. No texto, ele fala sobre a importância da cultura do feijão e a posição de destaque do Brasil entre os maiores produtores mundiais do grão. O gestor lembra que o manejo integrado e o respeito às medidas fitossanitárias estabelecidas pela Agrodefesa são fundamentais para resguardar a produção goiana e minimizar o prejuízo causado por pragas como a mosca branca.

A edição de agosto do Agro em Dados está disponível no site da Seapa:
https://goias.gov.br/agrodefesa/wp-content/uploads/sites/49/2023/08/Agosto-2023-AGROEMDADOS-eff.pdf

Informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo