Parceria entre Agrodefesa, Emater e Seapa pretende oferecer mudas limpas para cultivo de banana em Goiás
Foco é manter a qualidade do produto cultivado no Estado
Representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) se reuniram, na sede da Emater, em Goiânia (GO), para firmar parceria entre as instituições para a oferta de mudas limpas aos bananicultores de Goiás.
Os pesquisadores da Emater serão responsáveis pela produção de mudas limpas de banana no laboratório de cultura de tecidos. O material será disponibilizado com qualidade e certificação de origem aos bananicultores. De acordo com as informações da Agrodefesa, atualmente os produtores possuem um custo elevado na compra e transporte de mudas limpas que veem de viveiros de outros estados como São Paulo e Minas Gerais. “Nós queremos incentivar a produção de mudas em Goiás para atender o nosso público dentro do Estado. Com isso, os produtores poderão substituir as plantas doentes por mudas limpas”, afirma a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio.
“O acesso às mudas permitirá que os produtores diminuam os riscos de disseminação de microrganismos nocivos em seus bananais. Existe uma preocupação com a entrada de duas novas doenças aqui no estado, como a Sigatoka Negra da bananeira e Raça 4 de Fusarium”, explica a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso.
Atualmente, a Emater produz mudas de banana por meio da cultura de tecidos, uma técnica de micropropagação de multiplicação in vitro. Desta forma, é possível produzir um alto número de mudas em um curto espaço de tempo mantendo a característica genética da planta original e livres de microrganismos patogênicos.
Importância
De acordo com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, a banana tem importância na mesa da população goiana, por isso são necessárias ações voltadas para a atividade em Goiás. “É uma cultura que movimenta a economia dos municípios e gera renda para milhares de pessoas, especialmente da agricultura familiar. O Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, reconhece isso e tem atuado fortemente na prevenção e controle de pragas em banana, com o intuito de garantir a sanidade da produção. O foco é proporcionar um alimento de qualidade à população”, ressalta.
Atualmente, Goiás ocupa a 10ª posição no ranking nacional de produção, com participação de 2,8% da produção nacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado produz mais de 197,3 mil toneladas da fruta, em uma área de quase 12,9 mil hectares e com produtividade de 15,3 quilos por hectare. Entre os municípios que se destacam no cultivo estão Anápolis, Uruana, Pirenópolis, Petrolina de Goiás, Itaguaru, Jaraguá, Santa Isabel, Itauçu, Buriti Alegre e São Luís de Montes Belos.
Comunicação Setorial da Agrodefesa, com informações da Emater