Padronização nas ações de defesa e de fiscalização vegetal é tema de encontro com fiscais
A Gerência de Fiscalização e de Sanidade Vegetal da Agrodefesa realizou, na última terça-feira (23), uma reunião de trabalho com fiscais engenheiros agrônomos da Regional Rio das Antas. O encontro, que foi realizado Parque de Exposições de Goiânia, teve como objetivo a atualização e padronização nas ações de defesa e de fiscalização vegetal.
De acordo com o gerente de Sanidade Vegetal, Mário Sérgio de Oliveira, foram discutidas as principais ações dos Programas e a importância dos registros dos Termos de Fiscalização (TF) com qualidade no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago). Durante todo o dia os participantes tiveram palestras ministradas por coordenadores da Agrodefesa.
Dentro do Programa de Soja, a palestra foi proferida pelo gerente de Sanidae Vegetal que falou da importância do cadastro, a destruição dos restos culturais e do vazio sanitário. “Também discutimos o problema da baixa eficiência dos fungicidas para o controle da ferrugem asiática”, explica Mário Sérgio.
Já no Programa de Tomate, a palestrante foi a fiscal Heloísa Rocha, que destacou a padronização das fiscalizações nos viveiros de tomate. No Programa de Feijão, o fiscal Maxwell Carvalho de Oliveira foi quem debateu o assunto. Foi destacado a importância do cadastro e a fiscalização do vazio sanitário.
O coordenador Rainero de Lima falou do Programa de Certificação Fitossanitária e Rodrigo Baiocchi, do Programa de Agrotóxicos, debateu a Regulamentação do Benzoato de Emamectina e Agroativo.
Segundo Mário Sérgio, todas as palestras tiveram como objetivo a capacitação técnica, atualização e padronização sobre as ações dos Programas, a melhoria na qualidade do serviço de fiscalização e inspeção fitossanitária.“Devemos manter o serviço de vigilância fitossanitária visando sempre a prevenção, o controle e a erradicação de pragas de vegetais no Estado de Goiás”, completa o gerente.
Rio Itiquira e Rio Paranã
As regionais Rio Itiquira e Rio Paranã também se reuniram, nesta quinta (25) e sexta-feira (26) em Formosa, com os gerentes e coordenadores da área vegetal para a mesma reunião de trabalho. A expectativa, de acordo com Mário Sérgio, é que os encontros sejam realizados nas 12 regionais até o fim deste ano.
Segundo o gerente de Sanidade Vegetal, todas as palestras têm como objetivo a capacitação técnica, atualização e padronização sobre as ações dos Programas, a melhoria na qualidade do serviço de fiscalização e inspeção fitossanitária.“Devemos manter o serviço de vigilância fitossanitária visando sempre a prevenção, o controle e a erradicação de pragas de vegetais no Estado de Goiás”, completa o gerente.
Texto: Leydiane Alves – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa