Órgão de defesa do Panamá realiza inspeção para ampliar importação
Fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) acompanharam, no mês de novembro, uma missão técnica do Serviço de Defesa Sanitária Agropecuária do Panamá. A visita teve como objetivo a inspeção de estabelecimentos de unidades de coleta e processamento de material genético de bovinos, com vistas a habilitação para exportação ao Panamá de sêmen e embriões. As propriedades visitadas foram dos municípios de Bonfinópolis e Morrinhos.
O coordenador do Programa Estadual do Monitoramento do Trânsito Animal / Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa, Luis Fernando Mendes, conta que o grupo panamenho conheceu o potencial genético e zootécnico do rebanho goiano, tanto para a produção de carne como de leite. “Eles ficaram impressionados com a qualidade genética das duas propriedades”, diz o coordenador.
Segundo a responsável pela coordenação de Trânsito e Quarentena Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Judi Maria da Nóbrega, as exportações do material deverão ser ampliadas consideravelmente pela necessidade do produto por parte dos panamenhos e porque será simplificado o acordo sanitário existente entre os dois países, facilitando o comércio.
Texto: Leydiane Alves – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa com informações da Imprensa do Mapa